O risoto é um delicioso prato principal italiano. É basicamente arroz aromatizado e pode ser feito em uma grande variedade de sabores. Pode ser servido com carne e sempre com um bom vinho! Em primeiro lugar, encontre os ingredientes para o seu risoto. Pode ser um pouco difícil encontrar os ingredientes certos. Você vai precisar de:
2 xícaras de arroz italiano, arroz carnaroli ou arroz arbório
Uma cebola média
1,5 colheres de sopa de manteiga ou 2 colheres de sopa de óleo
4 gramas de molho vegetal (pode ser enlatado) e 6,5 xícaras de água ou, alternativamente, 7 xícaras de caldo
queijo parmesão
Vinho branco seco (pode ser barato, não muito doce)
1 colher de chá de açafrão (o em pó)
Instruções:
Prepare os ingredientes. Primeiro prepare o arroz: Uma xícara normal de arroz é suficiente para 2 pessoas. Esta receita é para 4-5 pessoas, então use 2 xícaras de arroz. Abra o vinho. Pique as cebolas. Em uma panela média, dissolva o molho de vegetais em 6,5 xícaras de água ou aqueça 7 xícaras de caldo em fogo baixo.
Comece a fritar. Em uma panela grande, aqueça 2 colheres de sopa de óleo e adicione a cebola. O óleo é "mais leve" do que a manteiga e não tem muito colesterol, mas a manteiga é o ingrediente certo. É uma escolha pessoal e o resultado final não muda, exceto pelo fato de que é mais saudável usar óleo. Se você decidir usar manteiga, use 1,5 colheres de sopa. Refogue a cebola em fogo médio-alto até que comece a ficar amarelo-dourado pálido. Adicione uma pitada de sal. Adicione o arroz e misture bem e regularmente (não deixe queimar!) Por 2-3 minutos. (Minha Nonna diz: "Até você ter a impressão de que fará TSSSSSSS quando você adicionar o vinho.")
Adicione o vinho. Adicione o vinho até cobrir completamente o arroz e mude o fogo para médio-baixo. Se você não bebe, lembre-se que o álcool evapora, e o sabor é o que importa. Misture o vinho, adicione 1 colher de chá de açafrão e continue mexendo.
Não pare. Continue mexendo até que o vinho evapore. Adicione o caldo aquecido até cobrir o arroz. Continue mexendo até que seja absorvido. Prove o arroz - provavelmente ainda estará duro, mas é importante experimentá-lo porque a maneira certa de comer o risoto é "al dente " (quando o arroz está macio, mas firme na mordida). Prová-lo o ajudará a não perder o momento perfeito para parar de adicionar caldo. (Caso contrário, ficará muito pastoso ou aguado, ou o arroz ficará muito mole.) Continue adicionando o caldo (só um pouco de cada vez) e mexendo, saboreando de vez em quando. Demorará 15-20 minutos até que o arroz esteja pronto. Mas sempre use seus instintos culinários.
Grande final. É hora de temperar o risoto. Você pode fazer na panela ou na tigela que vai usar para servir. Adicione uma colher de sopa de manteiga, e aqui está tudo bem para adicionar, porque você não vai fritar, e meia xícara de queijo parmesão ralado na hora. Deixe descansar por 5 minutos. Sirva com um bom vinho e parmesão para o caso de alguém gostar de mais "queijo".
Cuidado:
Não pare de mexer. Mexer deixa o risoto mais cremoso e evita queimar.
À medida que vai adicionando o caldo, mantenha sempre o fogo médio-baixo.
Dicas rápidas:
Acredite nos seus instintos culinários! Prove sempre e com frequência para encontrar o sabor e o momento perfeito.
O parmesão certo deve dar à receita o equilíbrio perfeito de sal. Experimente antes de começar a cozinhar para adicionar a quantidade certa de sal.