Comprar carne de boa qualidade, especialmente carne bovina, pode ser muito frustrante.
Comprar carne de boa qualidade, especialmente carne bovina, pode ser muito frustrante. A carne bovina difere muito mais em qualidade do que outros tipos de carne. Infelizmente, lojas de carne locais confiáveis estão fechando e às vezes somos forçados a escolher entre as seleções limitadas que o supermercado tem a oferecer. Se você tiver a sorte de ter acesso a um bom açougue, certifique-se de fazer amizade com o proprietário ou o açougueiro. Se esta não for uma opção e você precisar se contentar com cortes de carne bovina que pode encontrar no supermercado, aqui estão algumas dicas que você pode seguir na compra de carne bovina de boa qualidade.
A boa carne tem uma cor vermelha escura, fresca. A cor é um bom indicador da qualidade da carne. Certifique-se de escolher os cortes com uma cor vermelha normal ao invés daqueles que são vermelhos bem escuros. Isso indica que o animal experimentou um alto grau de ansiedade logo antes de ser abatido. Como resultado, a carne ficará mais fibrosa e dura.
Procure por marmoreio moderado e uniforme na carne. As partes brancas entre as fibras da carne bovina são chamadas de marmoreio. Quanto mais partes brancas você vir, maior será o teor de gordura naquele corte específico. Isso afeta o sabor da carne e é particularmente perceptível em pratos de carne grelhada ou assada. Quanto mais marmorizado, mais suculenta e macia fica a carne cozida. Infelizmente, muita gordura não é tão boa para a saúde. Se você está observando sua ingestão de gordura, mas ainda quer um bife suculento, é aconselhável que você vá para uma quantidade moderada de marmoreio.
A carne fresca deve ser firme ao toque. Se você for comprar carne no supermercado, certifique-se de dar uma pitada leve para saber se a carne está suficientemente densa. A carne fresca deve ter alguma elasticidade, mas não deve ser molenga. Carne com mofo é um sinal de que aromatizante ou conservante foi injetado na carne.
A carne bovina difere muito mais em qualidade do que outros tipos de carne.
Verifique sempre a embalagem da carne. É sempre uma vantagem comprar carne direto do balcão. No entanto, se você tiver que se contentar em obter a carne que já foi embalada, é melhor verificar bem a embalagem. Primeiro, verifique a data de validade. Nunca compre carne que já tenha passado da data indicada. Em seguida, verifique se a embalagem está intacta. Evite comprar cortes embrulhados em plástico quebrado ou com fita adesiva. A embalagem também deve conter o mínimo de umidade e sangue.
O grau de qualidade é uma boa base, mas não significa automaticamente que você está obtendo o melhor corte. Os cortes prim são as carnes com maior quantidade de gordura intramuscular e mais caras. É ótimo para bifes e assados, mas pode ser muito caro se for usá-lo em seu ensopado de carne. A abordagem mais prática é basear sua escolha na parte do gado de onde a carne foi cortada, e não na categoria atribuída. Use cortes que venham das seções do lombo e das costelas. Considere também como você irá cozinhar a carne.
A segurança alimentar é o fator mais importante que se deve considerar. É imperativo que você reserve tempo suficiente para verificar e garantir que estará servindo a carne mais saudável que puder encontrar.