Usar boas maneiras à mesa mostra respeito pelos outros comensais. Mesmo no atual tipicamente atmosfera casual dining, exibindo boas maneiras básicas é necessário. A maioria de nós compartilhou uma refeição com alguém que tornou a experiência desagradável por exibir falta de educação - você não quer ser essa pessoa! Aqui estão algumas dicas sobre como usar boas maneiras à mesa:
Assim que estiver sentado, coloque o guardanapo no colo. Ao usá-lo durante a refeição, coloque-o de volta no colo. No final da refeição, coloque o guardanapo sujo ao lado do prato, mas não dobre-o novamente.
Quando a sua talheres contém vários utensílios, a regra geral é usá-los em ordem, de fora para dentro. Se o seu anfitrião ou anfitriã tiver colocado a mesa corretamente, os talheres serão dispostos para combinar com cada prato servido. Depois de usar um utensílio, nunca o coloque de volta na mesa ou toalha. Ao terminar cada prato, coloque o utensílio no prato ou tigela, ao longo da borda mais afastada de você.
Sente-se ereto e mantenha os cotovelos fora da mesa. Não é normal recostar-se na cadeira, desleixar-se ou inclinar-se para a frente na mesa. Embora você nunca deva colocar os cotovelos na mesa, é permitido descansar os pulsos na borda da mesa entre os pratos.
Nas refeições servidas "no estilo familiar", os pratos devem ser passados à direita ou no sentido anti-horário.
Nunca mastigue com a boca aberta ou fale com comida na boca. Dê pequenas mordidas para que possa engolir facilmente a comida e manter uma conversa agradável durante o jantar.
Certifique-se de engolir sua comida antes de tomar um gole de sua bebida.
Ao comer uma salada, certifique-se de cortar a alface e outros vegetais em porções confortáveis do tamanho de uma mordida. Nunca tente colocar um grande pedaço de comida na boca!
Se a sopa for servida, mergulhe a colher na tigela afastando-se de você e beba (não sorva!) A sopa da colher. Quando a tigela estiver quase vazia, não há problema em incliná-la um pouco para longe de você para pegar as últimas colheres. Nunca pegue sua tigela de sopa e "beba" o restante.
Ao comer um pãozinho, arranque um pedaço de cada vez, em vez de mordê-lo inteiro. Se você escolher passar manteiga no pão, coloque um ou dois batidinhos no prato de pão e unte cada pedaço individual do tamanho de uma mordida. Não mergulhe o pão no molho ou em outros molhos.
Poucos alimentos devem ser ingeridos com os dedos. Na dúvida, use seus utensílios ou siga o exemplo de sua anfitriã.
Se precisar de algo que está fora do seu alcance (o saleiro, por exemplo), peça educadamente que alguém o passe para você. Nunca se incline sobre a mesa para pegar algo.
Se você deixar cair o guardanapo ou um utensílio durante a refeição, incline-se para pegá-lo apenas se estiver ao alcance. Se não, deixe como está. Para jantares formais, sempre deixe e peça ao garçom para trazer um novo para você.
Permaneça sentado durante toda a refeição, a menos que tenha uma emergência ou fique doente. Se você tiver que deixar a mesa, peça licença.
Sempre desligue pagers e telefones celulares durante uma refeição. Se você precisar deixar o telefone ligado devido à possibilidade de uma emergência de trabalho ou pessoal, peça licença para sair da mesa antes de atender a chamada.
Se você estiver jantando na casa de alguém, não se sente até que seus anfitriões o façam, a menos que eles o solicitem. Nunca comece a comer até que todos os convidados estejam sentados e o anfitrião comece sua refeição.
Se alguma coisa ficar presa nos dentes, não tente removê-la na mesa. Se for incômodo, você pode pedir licença ao banheiro para remover o item ofensivo.
Nunca faça qualquer higiene pessoal à mesa. Se precisar alisar o cabelo ou refrescar o batom, faça-o após a refeição na privacidade do banheiro.
Se você for um convidado na casa de alguém e ela decidir orar antes da refeição, você tem duas opções. Abaixe a cabeça e participe ou permaneça sentado em silêncio até que terminem.
Tente ter a mente aberta ao experimentar novos alimentos, especialmente ao jantar na casa de alguém. Seus anfitriões fizeram um esforço considerável para apresentar a você uma experiência gastronômica agradável; não os ofenda recusando suas ofertas. Se você tem uma alergia alimentar que o impede de tentar algo, explique educadamente. Você pode dizer: "Parece delicioso, mas infelizmente sou alérgico a morangos."
Elogie o cozinheiro. Certifique-se de agradecer ao seu anfitrião ou anfitriã por sua refeição e oferecer um elogio sincero pela refeição. Mesmo que você não tenha gostado muito da comida, certamente pode pensar em algo bom para dizer!
Dicas rápidas:
Se possível, sente um convidado canhoto na extremidade esquerda da mesa. Isso permitirá um pouco mais de espaço para todos.
Comece a ensinar seus filhos a usar boas maneiras à mesa quando forem bem pequenos. À medida que crescem, ser um bom convidado para jantar se tornará natural para eles.