Determinando uma alergia alimentar em um cão - sintomas de alergia
Christian Jácomo Valência
• 4 min de leitura
Aprenda sinais de alergia alimentar em cães e alternativas saudáveis de alimentos para cães
Um cão pode desenvolver sensibilidade à comida com o tempo, assim como os humanos. As pessoas costumam presumir que a alergia está relacionada a algo adicionado recentemente à dieta. Na realidade, seu animal de estimação pode ter comido a mesma comida por vários anos antes de desenvolver uma alergia. As alergias a cães, assim como as humanas, podem ser identificadas e tratadas, mas primeiro você precisa saber como determinar se seu cão tem alergia alimentar ou se a alergia é causada por um motivo químico ou ambiental.
O principal sintoma de cães que sofrem de alergias alimentares é a pele inflamada e com coceira. Alguns dos outros sintomas possíveis incluem, mas não estão limitados a: perda de apetite, infecções de ouvido persistentes, perda de cabelo, lamber ou mastigar as patas dianteiras, sacudir a cabeça e lesões na pele. Os sintomas de alergia variam e dois cães com o mesmo gatilho de alergia podem apresentar sintomas diferentes.
Os ingredientes mais comuns que causam reações alérgicas em animais de estimação incluem todos os tipos de enchimentos, corantes alimentares, conservantes, carne bovina, frango, milho, ovos, leite, soja, trigo, porco e soro de leite.
Se você suspeita que seu cachorro tem alergia alimentar, siga estas etapas para determinar a causa da alergia:
Você deve consultar seu veterinário. Antes de presumir que seu cão tem alergia alimentar, você precisará descartar as alergias sazonais e químicas. Você também deve verificar se seu animal de estimação tem pragas, como sarna sarcóptica ou pulgas. Seu veterinário pode sugerir medicação de cortisona para ver se a condição do cão vai melhorar. Ele também pode fazer uma biópsia da pele para confirmar se há alergia alimentar.
Se você determinar que o alimento é o culpado da reação alérgica do seu cão, inicie uma dieta de eliminação. Elimine a comida que seu animal de estimação está comendo atualmente e substitua-a por ingredientes que ela nunca tenha comido antes. Isso pode exigir um pouco mais de trabalho de sua parte, porque a dieta não será uma ração comercial para cães. O alimento deve conter uma proporção de aproximadamente duas partes de amido para uma parte de proteína.
Algumas recomendações de proteínas incluem pato, salmão, carne de veado, coelho ou soja (se a dieta do seu cão não continha soja anteriormente).
As recomendações de amido incluem arroz, ervilhas ou batatas.
Seu veterinário também pode ter uma ração especial para cães hipoalergênica e saudável para experimentar, antes de recorrer à dieta de eliminação.
Durante esta dieta restrita, os sintomas devem melhorar. Você pode adicionar novamente outros itens alimentares, um de cada vez. Aguarde cerca de uma semana entre a adição de alimentos adicionais e apenas adicione um novo alimento por vez. Se o seu cão começar a apresentar algum sintoma, elimine o último alimento adicionado para ver se ele melhora.
Depois de saber qual alimento está desencadeando a resposta alérgica, você pode comprar comida para cachorro que não contenha esse alérgeno. Verifique com seu veterinário os alimentos para animais criados especialmente para animais de estimação com alergias específicas. Uma alergia alimentar canina muitas vezes pode ser completamente controlada uma vez que o gatilho é eliminado.
Sua outra opção é criar sua própria ração em casa, usando ingredientes hipoalergênicos. Você vai querer ter certeza de que qualquer dieta de longo prazo contém todas as vitaminas e minerais de que o corpo de seu cão precisa. Consulte seu veterinário para uma dieta de longo prazo contendo todos os nutrientes de que seu animal de estimação necessita.
Cuidado:
Consulte seu veterinário para garantir que a dieta de longo prazo de seu cão contenha todos os nutrientes de que seu corpo necessita.
Dicas rápidas:
Se você suspeita que seu cão tem alergia alimentar, consulte o seu veterinário.
A pele inflamada e com coceira é o sintoma mais comum de alergias alimentares.