Como ler os rótulos dos alimentos para diminuir o colesterol?
Kelly Nicole Sá de Pinho
• 3 min de leitura
Rótulos de alimentos são rótulos encontrados no verso dos produtos alimentícios. Eles contêm informações nutricionais e ajudam a manter uma dieta equilibrada. Ao ler os rótulos dos alimentos, você descobrirá como pode reduzir o colesterol e manter uma leitura saudável do colesterol. Basta seguir estas etapas para decodificá-los corretamente.
O que você vai precisar. Se você usa óculos de leitura, é tudo o que você precisa para ler os rótulos dos alimentos. Caso contrário, a paciência seria outro fator. É para a sua saúde de qualquer maneira, então desanime lendo esses rótulos de alimentos.
Localize o rótulo do alimento. Você pode encontrar a maioria dos rótulos de alimentos no verso da embalagem de um produto. Geralmente é impresso em preto e branco e contém todas essas informações.
Tamanho das porções. É importante saber quantas porções um determinado produto contém. Por quê? Porque seu apetite pode ser maior do que o tamanho de uma porção normal de um determinado produto. O que você pode supor é para uma porção pode ser surpreendentemente bom para três! Portanto, se você consumir três porções, multiplique automaticamente as informações numéricas do rótulo. É por isso que é obrigatório verificar o tamanho da porção. Essas informações geralmente são impressas logo abaixo do que é declarado como informações nutricionais.
Calorias. Outro item importante a considerar ao tentar reduzir o colesterol são as calorias.
Conteúdo de gordura. Você também deve incluir a contagem total de gordura no rótulo. A gordura não é necessariamente apenas banha ou carne de animais (conhecida como gordura saturada). Também pode ser encontrado em óleos de cozinha, como palma e coco. A gordura trans, que é semelhante à saturada, é ingrediente de salgadinhos (salgadinhos e biscoitos) e gorduras. Infelizmente, a gordura trans e a gordura saturada são conhecidas por fornecer altos níveis de colesterol ruim (LDL). É por isso que você deve monitorar que, com 1000 calorias, 7% só vem dessas gorduras. A boa notícia é que existe gordura que também é considerada boa e essas são as gorduras ômega 3, poliinsaturadas e monoinsaturadas. Você ficará satisfeito em saber que este último na verdade ajuda a proteger o coração e a reduzir o colesterol.
Colesterol. Por último, mas não menos importante, o que você deve verificar no rótulo nutricional é o colesterol, especialmente porque você está tentando baixá-lo. A ingestão recomendada é de 200 miligramas por dia. O colesterol é uma massa gorda e cerosa encontrada em todas as partes do nosso corpo. É algo que nosso corpo precisa para funcionar, mas muito colesterol é prejudicial e pode obstruir nossas artérias, causando-nos doenças cardíacas.
Novamente, não se esqueça de multiplicar o número pelas porções! Um produto alimentício pode ser considerado baixo quando sua contagem de colesterol é de 20 miligramas ou, se contado como gordura saturada, pelo menos 2 gramas.
Carboidratos. Agora, examine o rótulo do alimento e localize o total de carboidratos. O número aceitável para uma alimentação saudável é de 45-65%.
Decodificar rótulos de alimentos
A vantagem de ser capaz de decodificar os rótulos dos alimentos é que todos seguem um padrão, o que significa que, se você estudar um, terá praticamente a mesma informação nutricional para todos. Sem saber, você estará automaticamente tomando decisões mais sábias e saudáveis para o seu coração.