Embora não haja consenso entre as autoridades de saúde sobre os riscos e benefícios a longo prazo de se tomar testosterona, algumas mulheres na menopausa usam testosterona para aumentar seu desejo sexual. Aqui estão algumas coisas a considerar ao decidir se você deve tomar testosterona:
A terapia com estrogênio mais testosterona tem sido associada ao aumento das taxas de câncer de mama.
Níveis mais elevados de testosterona isolada em mulheres na pós-menopausa têm sido associados ao aumento do risco de câncer de mama.
Considere os efeitos sobre seu relacionamento ao avaliar a relação risco-benefício. Esta é provavelmente uma boa maneira de dizer: "O quanto seu marido deseja isso?" Se sua falta de desejo sexual está colocando seu casamento à beira do abismo, você terá de pesar as possíveis consequências para a saúde e as possíveis outras consequências.
Você quer uma barba? OK, estou exagerando um pouco, mas um dos efeitos colaterais da testosterona é o crescimento de pelos faciais. Outro efeito colateral muito comum é a acne. Os efeitos colaterais menos comuns incluem aumento da voz, alterações de humor, aumento do clitóris e alterações negativas nos níveis de colesterol e no funcionamento do fígado (embora manchas na pele diminuam a probabilidade desses efeitos colaterais).
A testosterona é um hormônio que está no corpo das mulheres em quantidades decrescentes à medida que envelhecem. Algumas pessoas tendem a pensar que, se um hormônio estava no corpo em grandes quantidades anteriormente, quão ruim pode ser aumentar os níveis agora? No entanto, lembre-se de que muitas pessoas usaram esse mesmo tipo de lógica difusa ao decidir usar a terapia de reposição hormonal, um medicamento que contém hormônios femininos (mais comumente estrogênio mais progesterona). Acontece que a terapia de reposição hormonal aumenta o risco de câncer de mama, ataques cardíacos, derrame, demência, perda auditiva e talvez até asma. Lembre-se de que nenhum estudo de longo prazo foi feito avaliando os efeitos da terapia regular com testosterona na saúde geral das mulheres.
A maioria dos médicos concorda que a determinação do impulso ou desejo de intimidade sexual nas mulheres é geralmente influenciada por uma variedade de fatores. Alguns sintomas físicos associados ao aumento da idade e à menopausa, como secura vaginal, podem afetar negativamente o desejo e a função sexual. No entanto, na maioria das vezes, a razão para uma diminuição no desejo sexual de uma mulher não é fácil de identificar.
Se a terapia com testosterona for prescrita pelo seu médico, pode ser na forma de adesivo para a pele, creme, gel, pílula ou injeção, embora adesivos para a pele sejam o método preferido.
A testosterona não é prescrita para mulheres que não têm níveis de estrogênio suficientes.
Se a redução do apetite sexual está interferindo em sua visão de seus anos dourados, então você pode querer perguntar ao seu médico sobre testosterona. Mas faça da sua própria saúde uma alta prioridade ao decidir se deve tomar testosterona.