Você sabia que as doenças cardíacas causam uma morte a cada 30 segundos? O principal culpado por trás das doenças cardíacas é um lipídio ou gordura chamado colesterol. Embora nossos corpos possam produzir colesterol naturalmente, também consumimos um tipo de colesterol chamado lipoproteínas de baixa densidade (LDL) por meio de nossos alimentos. LDLs são os maus colesterol que acumulam placas nas artérias do coração quando os níveis de colesterol estão altos, restringindo o fluxo sanguíneo e causando doenças coronárias e outras condições cardiovasculares. O problema do colesterol é que seus efeitos no corpo não são imediatamente aparentes; leva anos para construir, então atingirá nossos 40 ou 50 anos. Por esta razão, todos nós temos que começar a controlar o colesterol já aos 20 anos.
Gerenciar o colesterol envolve garantir que a proporção de colesterol LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom) permaneça igual. Como os dois tipos de colesterol vêm do que comemos, faz sentido que uma dieta baixa em colesterol seja a chave para reduzir nossos níveis de colesterol. Aqui estão várias maneiras de reduzir seus níveis de colesterol, bem como alimentos a serem incluídos em uma dieta baixa em colesterol.
Faça seu coração acelerar e faça exercícios cardiovasculares por 30 minutos diários. O exercício aumenta o HDL e reduz o LDL, enquanto mantém você em forma e melhora o seu humor. Você não precisa se inscrever em uma academia para fazer isso. Em vez de pegar o ônibus até o trabalho, saia vários quarteirões do seu prédio e ande o resto do caminho. Ou use as escadas em vez do elevador.
Tenha uma tigela de mingau de aveia no café da manhã todas as manhãs. A aveia contém uma fibra solúvel chamada beta-glucana, que absorve o colesterol como uma esponja. Se você não gosta do sabor da aveia, pode adicionar mirtilos secos, banana fatiada, leite com chocolate ou canela para dar um toque especial.
Lanche com amêndoas em vez de chips. As amêndoas contêm flavonóides e vitamina E, antioxidantes muito importantes e poderosos que impedem a oxidação do LDL e a formação de placas. Certifique-se de comer amêndoas sem sal com a pele, pois essa é a parte rica em flavonóides.
A semente de linhaça moída contém fibras solúveis que impedem a produção de LDL e ajudam o corpo a eliminar o colesterol. Você pode polvilhar em sua tigela de mingau de aveia para o café da manhã!
O alho impede o corpo de produzir colesterol desnecessário. O que é ótimo sobre o alho é que ele é fácil de enfiar em qualquer comida! Certifique-se de liberar seu sabor cortando-o em pedaços pequenos. Um a dois dentes de alho por dia são suficientes.
O fitotesterol é uma gordura que pode ser encontrada em muitos alimentos vegetais, como nozes, legumes, sementes e frutas. Os alimentos que contêm fitotesterol ajudam a bloquear a absorção do colesterol pelas células intestinais. Muitos alimentos como barras de granola, queijo e até barras de chocolate contêm fitotesterol. No entanto, você deve estar atento para a gordura trans e gordura saturada!
Tome suplementos alimentares que não agridem o coração, como óleos de peixe ômega-3, que são conhecidos por prevenir ou reverter doenças cardíacas. Suplementos alimentares de alho também podem fazer o truque.