Os esteróides anabolizantes são drogas que podem melhorar o desempenho de uma pessoa, aumentando a massa muscular e, ao mesmo tempo, reduzindo a gordura corporal. Os esteróides anabolizantes também são usados para modificar a forma do corpo em um físico mais musculoso. Essas drogas foram desenvolvidas na década de 1930 para estimular o desenvolvimento do músculo esquelético e aumentar as características sexuais masculinas. As drogas foram vistas como tendo potencial para sua capacidade de construção de proteínas. Mas o uso de esteróides aprovado pelos médicos é responsável por uma pequena proporção do uso total de esteróides.
Há uma percepção comum de que o uso de esteróides anabolizantes é comum em atletas que praticam musculação e levantamento de peso. No entanto, o esteróide usado em esportes é ilegal. Na maioria dos casos, os atletas internacionais são testados quanto à presença de esteróides em seu sistema para evitar que ganhem vantagem sobre outros que não usam essa droga. Alguns atletas famosos foram proibidos de participar de seus respectivos esportes, enquanto outros foram descobertos como usuários após a competição perderem seus prêmios e medalhas.
Esteróides anabolizantes
O uso de esteróides anabolizantes vem em diferentes formas, dependendo da forma de administração, dose e método de uso.
Formas de administração
Os esteróides anabolizantes podem ser administrados de três maneiras diferentes: oral, injetável e adesivos para a pele.
1. Oral. A ingestão pela boca é a forma mais fácil de receber esse medicamento. A testosterona introduzida pela boca é facilmente absorvida pelo corpo. O lado negativo é que ele é transformado principalmente em metabólitos ociosos e apenas cerca de 0,17 existe na forma dinâmica. Para evitar esse problema, os derivados da testosterona são alquilados, o que reduz a capacidade do fígado de dividir esses materiais antes de entrarem na circulação.
Pessoas que administram esteróides anabolizantes
2. Injetável. Essas formas de esteróides são normalmente introduzidas no músculo, não na veia. A razão para isso é evitar a alteração abrupta do volume do esteróide na corrente sanguínea. A injeção é a técnica mais comum usada por pessoas que dão esteróides anabolizantes para usos não médicos.
3. Manchas na pele. Os esteróides também podem ser administrados ao corpo por meio de adesivos adesivos na pele. Esses adesivos podem fornecer uma quantidade constante de esteróide através da pele e na corrente sanguínea.
Dose
A dosagem dependerá de uma série de fatores, como a condição médica, a gravidade e a idade do indivíduo que o tomará. É considerado uso ilegal de esteroides quando o volume usado vai de 10 a 40 vezes ou até 100 vezes a dosagem recomendada.
Aqueles que usam esteróides às vezes usam dois tipos de esteróides, como uma combinação de esteróides orais e injetáveis. Isso é comumente conhecido como "empilhamento". A ideia por trás disso é que a interação de dois esteróides produz um resultado melhor. Outro estilo de uso de esteróides é o tipo de dose "pirâmide". Nesse método, o usuário tomará esteróides em doses menores que aumentam gradativamente, atingem o ápice e depois diminuem gradativamente e então param. Isso durará um ciclo de 6 a 12 semanas.
Há um período em que o usuário se abstém do uso de esteroides e volta ao início do ciclo novamente.
Alguns defendem a ideia de que organizar o volume de esteróide usado dessa maneira permite que o corpo se ajuste e evite os efeitos colaterais relatados, de modo que o corpo possa voltar à secreção normal de hormônios. Essa ideia, no entanto, não foi testada cientificamente.