Como fazer uma rotina de exercícios de treinamento em circuito militar?
Santiago Ricardo Gaspar Mendes
• 3 min de leitura
Os exercícios vêm em várias formas. Eles geralmente estão vestidos com vários trajes e embalagens. Alguns viriam na forma de um tipo de treinamento baseado em artes marciais. Alguns treinos vêm na forma de um pacote baseado em meditação, enquanto outros simplesmente se concentram no lado aeróbico do treino, a fim de remover os depósitos de gordura ao redor da cintura.
Enquanto algumas pessoas gostariam de praticar exercícios com medo de exagerar, outras gostariam de ter um programa pesado que lhes desse imediatamente os benefícios de um treino rigoroso. Para quem não quer nada com programas de exercícios focados em exercícios fáceis, existe uma solução: o treino militar.
Exercícios de treinamento em circuito
Uma das coisas que podem ser destacadas em relação a este programa de exercícios em particular é o fato de que você não precisa de pesos para realizar esta rotina de exercícios. Você obterá os vários benefícios de ter uma rotina de exercícios e, ainda assim, o fará com seu próprio peso corporal. É isso que separa a rotina de exercícios militares das demais. Então, aqui estão alguns exercícios de treinamento em circuito para um treino militar:
Alongamento - 3-5 minutos
Flexões - número máximo de repetições
Agachamento - máximo de 30 repetições
Flexões - 1 minuto ou até a falha
Estocada - 10 repetições por perna
Abdominais - 1 minuto ou até a falha
Extensões lombares - máximo 1 minuto
Repita cada série dos exercícios acima 3-4 vezes cada.
Uma das coisas boas sobre esse tipo específico de exercício é que ele trabalhará com eficiência os diferentes grupos de músculos da parte superior do corpo, das costas e da frente do corpo e, por fim, das pernas. O treino é feito por resistência, o que significa que você luta contra a gravidade ou contra o seu próprio peso corporal.
Muito dificultar
Há muitas coisas importantes a se considerar ao fazer os exercícios. Uma delas é que você deve sempre ter o cuidado de fazer os exercícios de forma adequada. Deve sempre ser feito da forma correta ou corre o risco de se magoar e isso dificultaria muito a colheita dos benefícios que o regime de exercícios lhe trará.
Para aqueles puristas que acham que precisam sempre de um haltere ou barra na mão, seria melhor se você pesquisasse sobre vários exercícios que poderiam ajudá-lo a alcançar os resultados necessários que você está procurando. Seria melhor se vários exercícios com halteres fossem incorporados à sua rotina de exercícios, como agachamentos com cortador de lenha ou agachamento em fileiras. Todos esses tipos de exercícios precisam de uma barra ou haltere, e seria bom também se familiarizar com eles.
No caso de sentir que precisa aumentar sua resistência do peso corporal e isolar alguns músculos aqui e ali, você pode usar barras e halteres junto com os exercícios de tipo militar descritos acima. O importante é que você sempre dê lugar à variedade na sua rotina de exercícios. Você pode querer adicionar um pouco de corrida de vez em quando ou talvez mais repetições para incorporar variedade ao seu treino.