Iniciando Programas de Exercícios com Pular Cordas - Dicas de Treino
Luciana Correia de Araújo
• 6 min de leitura
Fique em forma com essas rotinas de cardio
Embora possa fazer você pensar na sua infância, uma simples corda de pular pode ser uma ferramenta de condicionamento físico muito útil para ajudá-lo a perder peso ou ficar em forma. É muito simples aprender a iniciar um programa de exercícios de pular corda porque envolve o mínimo de equipamento (a corda de pular é tudo de que você precisa). E em apenas 10 minutos, você pode queimar de 100 a 160 calorias com este equipamento de ginástica acessível. Outro benefício é que é fácil viajar com ele.
Enquanto se exercita, você só precisa continuar com um determinado movimento por 1-2 minutos para obter os benefícios dele. Mudar seu estilo e seu treino de pular corda manterá as coisas interessantes, além de desafiar sua mente e corpo. Portanto, quando você tiver um bom controle do equilíbrio, tente os seguintes movimentos para manter o seu treino desafiador. A melhor maneira de tentar um novo movimento é sem a corda primeiro. Depois de entender os movimentos, pegue sua corda e experimente.
Exercícios de pular corda Aqui estão seis dicas de exercícios e maneiras de pular corda para variar sua rotina de exercícios:
Figura Oito: Este é um exercício divertido. Fique em pé, com os pés separados na largura dos ombros, segurando as alças da corda de pular com as duas mãos juntas na frente do corpo. Trace uma figura oito lateralmente movendo-se do ombro direito para o quadril esquerdo, depois do ombro esquerdo para o quadril direito. Mude o seu peso do pé direito para o esquerdo enquanto move os braços pelo corpo.
Balanço lateral: segurando as alças juntas em uma mão, balance a corda para a esquerda e para a direita e pule.
Passo Touch: segurando as alças juntas, balance a corda para a esquerda e gire duas vezes em um movimento circular enquanto dá um passo para a esquerda e bate os dedos do pé direito com o calcanhar esquerdo. Repita à direita.
Frente-costas: pule com os pés juntos, movendo-se 15 centímetros para frente sobre a corda. Na próxima curva, pule 15 centímetros para trás. Continue alternando, pulando uma vez por turno.
Slalom: Salte por cima da corda 15 centímetros para a direita, aterrissando com os dois pés. Na próxima curva, pule 15 centímetros para a esquerda. Mantenha os pés juntos e continue alternando, saltando uma vez por volta.
Jumping Jack: pule sobre a corda e pouse com os pés mais largos do que a largura do quadril. Em seu próximo salto, pouse com os pés juntos. Repita para obter o melhor condicionamento físico para pular corda.
Escolhendo uma corda de pular
Quando se trata de escolher uma corda de pular, um modelo que tenha uma corda de plástico geralmente é o melhor. Isso ocorre porque as cordas de tecido são muito frágeis e as de couro demoram muito para quebrar. Outra opção disponível para o consumidor são as cordas de pular pesadas. Essa é uma ótima maneira de ajudar a aumentar a força e, ao mesmo tempo, aumentar a eficácia do seu treino cardiovascular. No entanto, se você não usa uma corda de pular há algum tempo, ou nunca, eu recomendaria começar com uma corda de pular de plástico básica e então trabalhar seu caminho até a pesada.
Outra coisa importante a ter em mente é que eles não são de tamanho único. Para ter certeza de obter os benefícios deste exercício, certifique-se de que a corda que você comprou é adequada para a sua altura. Para fazer isso, você precisará desdobrar a corda de pular. Então, com um pé, fique no centro da corda e puxe a corda para cima ao longo da lateral do seu corpo. Se as alças chegarem à axila, esta corda é do tamanho perfeito para você.
Há algumas outras coisas a serem lembradas ao aprender a pular corda, e muitas também se aplicam a outros exercícios cardiovasculares.
Aquecendo
Você deve iniciar sua rotina com um simples exercício de aquecimento. Isso aumentará sua freqüência cardíaca e o preparará para pular para cima e para baixo, bem como para se equilibrar. Uma rotina de aquecimento seria fazer polichinelos por um ou dois minutos. Outro aquecimento eficaz, mas mais suave para as articulações, é simplesmente passar por cima da corda enquanto a balança, dando ao corpo a chance de se acostumar ao movimento. Conforme um minuto passa, comece a acelerar lentamente, eventualmente chegando ao ponto em que você tem que pular enquanto a corda passa.
Não importa o quão bom você seja em seus outros exercícios cardiovasculares, pode ser difícil sustentar pular corda por 30 minutos, então trabalhe lentamente. Trate isso como qualquer outro exercício cardiovascular, começando devagar e trabalhando até a velocidade máxima nos primeiros cinco minutos do treino. Você também precisará começar a esfriar lentamente nos últimos cinco minutos do treino.
Ao escolher este como um programa de exercícios, você precisa garantir a segurança do seu corpo. Saltar para cima e para baixo pode causar muito estresse nas articulações. É por isso que é tão importante usar o traje de treino adequado para um treino de pular corda. Use roupas confortáveis que afastem o suor, bem como tênis, tênis ou tênis de basquete de apoio. Os tênis de corrida não têm apoio suficiente na planta dos pés para serem usados ao pular corda.
A superfície de treino em que você pula corda também é importante. Pisos que cedem um pouco, como superfícies acarpetadas ou revestidas de madeira, são melhores para pular corda. Evite aqueles feitos de concreto. Pisos colocados sobre concreto e outras superfícies duras como ladrilhos podem facilmente causar dores nas canelas e outras lesões graves na parte inferior do corpo. Se não for possível usar uma superfície acarpetada ou de madeira, coloque uma esteira de exercícios no chão e pule nela.
Pular corda exige habilidade e coordenação, então não fique frustrado com seu treinamento. Com a prática, suas habilidades irão melhorar rapidamente junto com sua condição cardiovascular. Como qualquer outro programa de exercícios, certifique-se de alongar no final do treino também.