A cafeína, um estimulante, pode ser a substância que altera a mente mais comumente usada no mundo. Embora a maioria de nós não pense nisso como uma droga, na verdade se encaixa perfeitamente na definição! Como qualquer outra droga, abandonar a cafeína pode levar à abstinência.
Felizmente, existem muitos métodos comprovados para suportar a abstinência da cafeína, mesmo que você não possa evitá-la completamente. Para minimizar seus sintomas e manter as dores de cabeça sob controle:
Não comece a beber muita cafeína! A melhor maneira de evitar totalmente a abstinência da cafeína é, antes de mais nada, ficar viciado nela! Se você quiser beber café, chá ou refrigerante, quase sempre é possível encontrar uma versão sem cafeína ou descafeinada.
Evite comprimidos de cafeína. As pílulas de cafeína contêm mais cafeína do que a maioria das pessoas pensa - cerca de 200 mg. Isso é a mesma quantidade de duas xícaras de café, em um pequeno comprimido. É fácil ficar viciado em pílulas de cafeína porque muitas vezes você não percebe a quantidade de cafeína que está ingerindo.
Conheça os riscos de largar o peru frio da cafeína. Muitas pessoas optam por interromper o consumo de cafeína de uma vez e sentem que precisam fazer isso dessa forma. Se este for você, saiba que você definitivamente terá que suportar a abstinência de cafeína. Interromper a ingestão de cafeína de uma só vez faz com que os níveis do estimulante em seu corpo caiam drástica e repentinamente, causando os piores sintomas de abstinência possíveis.
Experimente a abordagem gradual. Substitua suas bebidas com cafeína lentamente por outras sem cafeína. Comece usando 0,75 café normal a 0,25 descafeinado, depois diminua lentamente a porção cafeinada e aumente a porção descafeinada. O mesmo pode ser feito com chá e refrigerantes - apenas certifique-se de diminuir o nível da porção cafeinada e aumentar a porção sem cafeína. Fazer isso lenta mas seguramente deve ajudá-lo a suportar a abstinência de cafeína com mais facilidade.
Trate as dores de cabeça da abstinência de cafeína. Ignorar as dores de cabeça, que são um dos principais sintomas da abstinência de cafeína, apenas o deixará mais tentado a voltar à rotina de cafeína plena. Em vez disso, use analgésicos. Esteja ciente de que alguns analgésicos, como o Excedrin, contêm cafeína, então inclua isso ao calcular sua ingestão diária de cafeína! Abandonar a cafeína gradualmente pode ajudar as dores de cabeça da abstinência da cafeína a serem um pouco mais suportáveis.
Esteja ciente de que você estará cansado! Claro que você ficará cansado - a cafeína é um estimulante e você está tentando resistir à abstinência da cafeína! Dê a si mesmo graça extra e tempo extra para lidar com o fato de que provavelmente demorará mais para fazer as coisas, terá dificuldade para se concentrar e não estará tão alerta quanto o normal. Não se preocupe, isso também vai passar.
Avise as pessoas que você pode ser rabugento. É provável que sua família, amigos e colegas percebam que você está mais irritado ou deprimido do que o normal. A maneira mais fácil de lidar com isso é informá-los de que você está tentando largar o hábito da cafeína. Dessa forma, você tem responsabilidade e eles podem perdoar qualquer irritabilidade que venha de tentar suportar a abstinência de cafeína.
Experimente pequenas quantidades de cafeína quando os sintomas de abstinência forem muito graves. O mais complicado nisso tudo é que você precisa ser capaz de controlar a ingestão de cafeína. Se você vai acabar bebendo um bule inteiro de café ou 2 litros de refrigerante, você deve evitar esta etapa.
Tente manter uma rotina regular. Embora você possa estar substituindo lentamente a ingestão de cafeína por bebidas descafeínadas, ainda é uma boa ideia tentar tomar suas bebidas no mesmo horário todos os dias. Você já está mexendo com seu corpo e forçando-o a suportar a abstinência de cafeína - não torne isso mais difícil do que o necessário!
Esteja ciente de que a abstinência de cafeína acabará! Os sintomas de abstinência de cafeína - incluindo dor de cabeça, fadiga, dificuldade para dormir e sintomas semelhantes aos da gripe - começam cerca de 12 a 24 horas após você parar de beber bebidas cafeinadas. Eles pioram nos próximos dias e podem durar até 9 dias depois que você parar de beber cafeína por completo. Quanto mais cafeína você bebe, mais graves são os sintomas de abstinência. Mas todo mundo vai acabar superando isso.
Deixar a cafeína pode ser difícil, assim como parar qualquer vício. Seja paciente consigo mesmo e estoque deliciosas bebidas sem cafeína, bem como analgésicos, para superar a abstinência de cafeína.