O café é há muito tempo a bebida favorita em pequenas e grandes reuniões, um pilar definitivo para qualquer menu de comida e até mesmo uma necessidade doméstica para a maioria. A cafeína, como seu principal constituinte, pode ser considerada responsável por cunhar o termo "dependência do café" devido aos seus efeitos naturalmente convidativos. Mas muitas pessoas não sabem que a cafeína também é encontrada em outros favoritos, como chá, refrigerante, bebidas energéticas e chocolates. Hoje, a cafeína assume uma nova forma por meio de uma pílula de cafeína engenhosamente conveniente.
Impulso repentino de energia fornecido
E com sua popularidade crescente, especialmente entre pessoas com estilos de vida sedentários ou que dependem do repentino aumento de energia fornecido pela cafeína, a questão é se a estamos usando com segurança. Para responder a essa pergunta, é melhor perguntar o quanto de cafeína é demais.
A tolerância do corpo ao café varia de pessoa para pessoa, mas se olharmos para os diferentes tipos e modos de preparação do café, poderemos ter um número exato para refletir. Uma única xícara de café ou uma única dose de expresso contém:
Drip Coffee - 115 - 175 mg
Espresso - 60 mg
Fabricação - 80 a 135 mg
Instantâneo - 65 a 100 mg
Descafeinado (fermentado) - 3 a 4 mg
Descafeinado (instantâneo) - 2 a 3 mg
Uma barra de chocolate de 30 gramas contém entre 20 a 60 mg de cafeína. Um refrigerante de 375 ml contém 40 mg, enquanto uma bebida energética de 250 ml contém de 80 a 100 mg.
De acordo com especialistas em saúde, uma pessoa média que consome menos de 170 mg por dia é segura. Mas caso você esteja se preocupando com a sua dose, aqui estão algumas dicas para ajudar a tornar a ingestão de cafeína um hábito saudável:
Quando você estiver tomando os comprimidos desde que não consegue se lembrar quando, tome a iniciativa de diminuir a ingestão lentamente para evitar irritabilidade excessiva ou dores de cabeça e alguns outros efeitos da abstinência, como náuseas, vômitos, fadiga e ansiedade.
Beba bastante água para combater seus efeitos diuréticos ou desidratantes. Uma regra comum é adicionar um copo de água aos 8 copos recomendados por dia para cada comprimido que você tomar.
Monitore seus batimentos cardíacos e pulsação. Se você tem mais de cem batimentos por minuto, isso pode significar taquicardia ou taquicardia, então é melhor parar de tomar os comprimidos e consultar seu nutricionista.
Durante a gravidez, tomar pílulas de cafeína é proibido, pois pode causar aborto ou outras complicações.
Como a cafeína é um ingrediente comum a muitos produtos para emagrecer, muitas pessoas acreditam que tomar cafeína ou beber café as ajuda a perder peso. Isso é considerado um equívoco de acordo com nutricionistas e profissionais de renome. O que a cafeína faz é fazer a pessoa perder água, o que na verdade faz a pessoa beber muita água para retribuir, minimizando assim a sensação de fome. O metabolismo do seu corpo, a ingestão de água e a adesão ao seu programa de perda de peso, são o que faz uma pessoa perder peso. O Colégio Europeu de Médicos de Emergência registrou mais de 265 casos de complicações médicas resultantes do uso abusivo de cafeína, a maioria proveniente de pílulas de cafeína.
Sem dúvida, a cafeína tem a capacidade de fazer bem à saúde de uma pessoa e de desequilibrar a vida de alguém, se abusada.