Um dos principais motivos pelos quais não gastamos mais tempo e nos concentramos mais em ser criativos é porque nos sentimos culpados por estar gastando tempo apenas conosco.
Ser egoísta - ou ser VISTO como egoísta - é algo que queremos evitar a todo custo, ao que parece, e qualquer indício de auto-indulgência em criar nos deixa atormentados por sentimentos de culpa.
A ironia é que, quanto mais criativo você for, menos egoísta será o ato.
Aqui estão os 3 principais motivos pelos quais ser criativo não é egoísta:
Você inspira outros com seu exemplo. Todos nós somos criativos, muito mais do que imaginamos. Mas quando consideramos os artistas apenas como pessoas que são autores de best-sellers ou que têm exposições de pintura em galerias nacionais, prestamos um péssimo serviço a todos os outros artistas. Ao criar o que você gosta da maneira como gosta de criar, você se torna uma inspiração instantânea para os outros. As pessoas que veem você avançando para a página, tela ou bancada de trabalho de forma consistente se confortam com seu compromisso em ser criativo e seguem o exemplo em suas próprias vidas criativas. É quase irrelevante o que você está criando, apenas o ato de criar é uma grande motivação para os outros de maneiras que você nunca conhecerá. E isso está longe de ser egoísta!
Sua obra de arte toca e melhora a vida de outras pessoas. Assim, vimos que o ato de criar regularmente inspira outras pessoas. Em outro nível, a obra de arte real que você cria pode melhorar a vida de outras pessoas também, tanto das pessoas com quem você entra em contato direto quanto de estranhos que talvez nunca encontre. Pense em como você mesmo foi inspirado pelas obras de arte que encontrou. Pessoalmente, sei que tiro tanta inspiração, senão mais, dos artistas que encontro online todos os dias do que qualquer um dos artistas consagrados e mais famosos da história. Conclui-se que, ao divulgar sua própria arte (o que é mais fácil do que nunca), você também inspirará outras pessoas. Como isso poderia ser visto como egoísta?
Seu próprio bom sentimento e felicidade irradiam naturalmente. É comum pensar que sendo criativos, estamos sendo egoístas, de alguma forma voltando nossa energia e foco para dentro, quando poderíamos (ou "deveríamos") estar usando isso para apoiar as pessoas próximas a nós. O ponto que negligenciamos é que só podemos distribuir uma quantidade limitada de energia positiva se nos sentirmos frustrados, restritos e se precisarmos desesperadamente satisfazer nossas necessidades criativas. Ao passar um tempo a cada dia explorando e satisfazendo suas necessidades criativas, você naturalmente se sentirá melhor consigo mesmo, com as pessoas ao seu redor e com toda a sua visão do mundo. Esse sentimento bom irradiará para todos com quem você entrar em contato ao longo do dia. Mais uma vez, espalhar bons sentimentos como esse dificilmente pode ser considerado egoísmo.
Estas são três das principais maneiras pelas quais você pode ser criativo sem ser egoísta.
Como isso o ajudou a ver a criação de forma diferente, e que ser fiel à sua própria criatividade é, na verdade, um ato generoso e generoso também?
Você gostaria de dar início à sua criatividade hoje? Então baixe sua cópia gratuita do poderoso e prático Explodir sua criatividade!Apostila de ação em http://CoachCreative.com. Do treinador de criatividade Dan Goodwin.