As técnicas de mosaico são ensinadas em muitas aulas de artes tradicionais e online. Criar um mosaico é a arte da agregação. Pequenas fraturas de vidro colorido, pedra ou outros materiais são justapostas a suportes como madeira e pedra. Os primeiros mosaicos conhecidos são padrões geométricos de concha e marfim, encontrados na Mesopotâmia. Embora a arte de criar um mosaico seja antiga, a técnica sofreu poucas mudanças desde os dias da antiguidade.
O primeiro passo da técnica do mosaico é escolher um meio. O meio mais comum é uma mesa, mas qualquer superfície é suficiente. Se o meio escolhido não for poroso, pode ser necessário espalhar uma fina camada de areia sobre ele. Esta técnica permite que as pequenas fracturas de vidro, pedra ou concha adiram melhor.
Brechós
O próximo passo na técnica do mosaico é adquirir as tesselas. Tesselas são os materiais que você deseja utilizar em seu mosaico; isso pode ser concha, osso, fraturas de espelho ou porcelana quebrada. As tesselas podem ser adquiridas em brechós, vendas de garagem ou em casa - esta é uma ótima maneira de reciclar.
Agora que você selecionou um meio e reuniu as tesselas, deve escolher um desenho para o seu mosaico. Os desenhos podem ser formas geométricas simples ou figurativas. Os iniciantes podem querer fotocopiar uma imagem no tamanho e forma da mídia selecionada e, em seguida, rastrear a imagem na mídia. Isso pode ser facilmente alcançado traçando a imagem fotocopiada com uma caneta de carvão. A imagem fotocopiada é então colocada com a face para baixo no meio desejado e esfregada na parte de trás com algo pesado. Isso deixa um negativo da imagem original na mídia selecionada. Essa técnica é chamada de método direto.
Esta próxima etapa é muito importante. Agora você deve escolher o adesivo adequado. Existem muitos adesivos no mercado hoje, cada um servindo a uma finalidade diferente: alguns são mais duráveis do que outros e suportam mudanças drásticas de temperatura. Você terá que fazer alguma pesquisa.
Pára os elementos corrosivos
Depois de aderir a tessela ao meio escolhido e ficar satisfeito com o resultado, é hora de rejuntar. A argamassa é uma pasta quando misturada com água. É usado para selar as lacunas entre as tesselas. Isso suaviza a aparência geral do mosaico, bem como evita que elementos corrosivos danifiquem o mosaico. Este é um dos aspectos mais importantes da técnica do mosaico, sem o rejunte, os elementos destruirão a ligação entre a camada adesiva e as tesselas.
A última etapa é a aplicação do rejunte. Isso é feito com uma espátula. Na técnica do mosaico, o rejunte é basicamente espalhado sobre a superfície do mosaico. Finalmente, o excesso de rejunte é limpo com um pano.
Agora você completou seu primeiro mosaico. Para saber mais sobre este antigo ofício, considere se inscrever em uma aula de história da arte ou design online.