Capturar a beleza da água exige habilidade, mas com prática e dedicação, você começará a desenvolver as técnicas adequadas para pintá-la. Ao pintar com água, você deve considerar os materiais que usará. Diferentes mídias se comportam de maneira diferente. Pintar com água a óleo é diferente de pintar com aquarela.
No entanto, pintar água com tinta acrílica é um pouco algo intermediário, porque o acrílico tem algumas propriedades de óleo e algumas de aquarela. Assim como a tinta a óleo, os acrílicos podem ser aplicados direto do tubo, pintar no topo de cada camada e você pode pintar da cor mais escura para a mais clara. Como a aquarela, os acrílicos podem ser diluídos em água para torná-los mais fluidos e dar-lhes a consistência de tinta à base de água. É por isso que se é a primeira vez que tenta pintar com água, usar acrílicos pode ser a melhor escolha.
Ao pintar água com acrílico, você precisará do seguinte:
Superfície plana
Tinta acrílica
Papel acrílico
Escova plana sintética
Escova redonda sintética
Lápis e borracha
Água
Guia de fotos (opcional)
Reúna seus materiais e trabalhe em um local com espaço e luz suficientes.
Faça um esboço do que você pintará. Este seria um bom momento para fazer um esboço de valor também. Um esboço de valor é um pequeno esboço de sua pintura com sombras e realces sombreados. Isso o ajudará a determinar a combinação de cores e sombreamento que você aplicará posteriormente.
Misture suas cores. Lembre-se de que a água é como vidro - você vê o que está abaixo dela. Se você for pintar rios, precisará de tons escuros marrons. Teste suas tintas acrílicas quanto à transparência e tons. Faça amostras de cores em um papel separado antes de aplicá-las em sua pintura.
Você pode pintar o fundo primeiro. Dessa forma, ao pintar o corpo d'água, você saberia quais reflexos e realces precisa adicionar.
Em seguida, comece a pintar a água. Use tons diferentes para representar as áreas rasas e profundas. DICA: Ao pintar com acrílico, certifique-se de pintar primeiro usando cores escuras e adicionando sombras antes de trabalhar para as cores mais quentes e claras e os destaques. DICA: Ao pintar áreas grandes, você pode usar um pincel largo e chato. Você pode pintar uma camada de tinta sobre a área da água e, lentamente, aumentar adicionando camadas de cores e detalhes. Conforme você vai para mais detalhes, precisará de um pincel redondo para diferentes pinceladas.
Adicione branco para criar a ilusão de transparência e reflexo. Um toque de branco criará um efeito espumoso. Linhas brancas nítidas criarão destaques.
Por último, a água reflete seus arredores. Adicione cores à água presente no fundo para recriar esse reflexo. Eles não devem ser detalhados, mas apenas uma sugestão das formas no fundo.
Pintar água é um projeto desafiador e gratificante. Para melhorar a extração de água com acrílico, você também pode definir primeiro uma data em que observará diferentes tipos de água para ver como ela se comporta - água corrente, água estagnada, pingando, mar, em um copo. Também ajudará a treinar seu olho para detalhes que você pode traduzir mais tarde com a mão.