Como pintar água para pinturas a óleo, acrílicas e aquarela
Gonçalo William Mota Borges
• 5 min de leitura
De riachos a oceanos - Saiba mais sobre como pintar água
Pinturas de oceanos, rios e outros corpos d'água podem ser lindas, mas conseguir fazer com que a água pareça água de verdade, em vez de apenas um toque de azul na tela, às vezes pode ser um desafio. Para encontrar dicas excelentes sobre pintura de qualquer assunto, recomendo que você confira os populares segredos da pintura e do desenho.
Uma das coisas mais importantes a lembrar é que existe uma variedade de diferentes tipos de corpos d'água, cada um com suas próprias características únicas. Certifique-se de considerar as diferenças entre rios, lagos, oceanos e poças antes de começar a pintá-los, e provavelmente você os recriará com mais facilidade. Você pode usar tinta a óleo, aquarela ou acrílica com estas instruções. Veja como pintar água.
Esboce a área que será preenchida com água na tela antes de começar a pintar. Se o corpo de água tiver várias profundidades diferentes (como um lago ou oceano, ou um rio profundo), vá em frente e esboce as diferentes profundidades também.
Quando você começa, uma das técnicas básicas de pintura é começar com a área mais profunda e usar um tom ligeiramente mais escuro do que o resto de suas profundidades. Embora possa parecer estranho no início, você será capaz de misturar suas diferentes profundidades mais tarde e isso adicionará realismo adicional à sua pintura.
Continue a pintar as diferentes profundidades, usando tons gradualmente mais claros à medida que avança para águas mais rasas. Quando chegar a uma linha costeira ou a qualquer água excepcionalmente rasa (como a encontrada em poças, caso precise pintá-la), adicione diluente à tinta para que você possa fazer uma tinta semitransparente conhecida como "lavagem".
Usando um pincel embebido em um pouco de solvente de tinta, passe levemente sobre todas as profundidades de água que você pintou; isso ajudará a misturar as cores. Se você planeja ter ondas ou cristas na água, deve imitar onde elas estarão com o diluente para que a mistura siga as ondas.
Mude para um pincel de ponta fina e, usando um pouco de tinta branca ou cinza, comece a adicionar ondas ou cristas se você planeja tê-las. Aplique apenas uma linha curta e fina de tinta, deixando um leve pico no centro.
Aprender como pintar o reflexo da água pode ser muito complicado. Se houver nuvens escuras acima da pintura, você pode usar algumas de suas cores como realces para as ondas que criar. Da mesma forma, você deve usar as cores de um pôr do sol como realces para imitar a natureza reflexiva da água, certificando-se de não usar muito de uma cor no reflexo e pintar apenas o reflexo no topo das ondas.
Já que a água é reflexiva, você vai querer refletir as árvores, montanhas ou qualquer outra coisa que possa estar na água ou ao longo da costa. Você deve mostrar um pouco mais de detalhes do que fez com nuvens ou luz, mas não muito. E certifique-se de que quanto mais ondas e turbulência houver na água, menos reflexo você poderá realmente discernir.
Obviamente, os resultados finais que você obterá dependerão muito do tipo de tinta e dos materiais usados. Embora essas instruções e dicas de pintura tenham sido projetadas para tintas a óleo sobre tela, você também pode usá-las para tintas acrílicas ou aquarelas com o mínimo de dificuldade. No entanto, pinturas em aquarela podem ser particularmente difíceis quando se trata de água. É importante ter em mente que aquarelas escorrerão se muita água for usada, especialmente ao adicionar acentos como reflexos ou cristas nas ondas, ou ao fazer uma lavagem para dar uma transparência parcial.
Pintar é uma habilidade que se aperfeiçoa ao longo do tempo e com muita prática. Frequentar uma universidade online de arte e design pode ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de pintura e obter conhecimento em outras áreas da arte!
Ferramentas necessárias:
Tintas (vários tons de azul, cinza e branco)
Pincéis (vários tamanhos)
Diluente de tinta
Cuidado:
As tintas podem manchar as roupas, a pele e a área de trabalho. Tome as devidas precauções.
O diluente é venenoso, portanto, mantenha-o longe de crianças e animais de estimação.
Dicas rápidas:
Lembre-se de que nem todos os corpos d'água agem da mesma maneira, portanto, alguns podem não ter ondas ou profundidades diferentes.
Se estiver pintando rios ou lagoas tranquilas, você pode considerar adicionar marrom ou verde à água em vez de muito azul.