Como transferir uma imagem para madeira com papel grafite?
Vicente Barbosa de Cruz
• 4 min de leitura
Você é um artista. Você anseia pela perfeição em todas as suas peças de arte. Quando você quiser fazer peças de arte em madeira (como pirografia), precisará transferir imagens do papel para a madeira. A maioria das pessoas recorreria à maneira "mais fácil" e usaria papel carbono para transferi-los. Mas não é recomendável usar papel carbono porque mancha a madeira e você realmente não quer que isso aconteça com sua obra de arte. Portanto, é mais sensato usar papel grafite para este projeto. O papel grafite é a melhor coisa que já foi inventada para os artistas. É chamado de "papel de transferência". Por não ter graxa, deixa menos resíduo e é mais limpo do que papel carbono. Portanto, antes de continuar com seu trabalho artístico, você precisa primeiro transferir a imagem desejada para a madeira.
Para esta tarefa, você precisaria do seguinte:
Papéis de grafite
Lápis HB, 2B ou 3B (quanto mais macio, melhor. Mas nunca use lápis de carvão)
Fita adesiva
Pedaço de madeira
Agora que você tem todos os seus materiais, continue lendo para aprender como transferir uma imagem para a madeira usando papel grafite:
Escolha uma imagem para transferir. Você pode usar sua própria arte ou escolher uma imagem popular. Escolha a imagem que seja proporcional ao seu pedaço de madeira. A vantagem de usar papel de transferência em vez de esboçar a imagem diretamente na madeira é que você pode decidir onde na madeira deseja que sua imagem fique. O papel grafite é translúcido o suficiente para traçar sobre qualquer imagem desejada. Desenhe-o levemente sobre o papel com um lápis macio. Agora certifique-se de ter decidido para onde na madeira você está transferindo a imagem antes de prosseguir com a próxima etapa.
Pinte levemente o verso do papel com um lápis macio. Vire o papel grafite para que você possa colorir o verso do papel. Usando um lápis bem macio (2B ou 3B), apague as linhas da imagem (por trás). Continue colorindo a imagem até que todas as linhas sejam apagadas com a grafite.
Trace a imagem na madeira. Posicione a imagem na área para onde deseja que seja transferida. Antes de prosseguir com o rastreamento, certifique-se de que todas as linhas estejam coloridas no verso do papel. Isso é muito importante porque, depois de iniciar o rastreamento, ele deve ser contínuo. Cole o papel grafite na madeira para evitar que se mova, em seguida, use um HB (um lápis levemente duro) e comece a traçar levemente a imagem. Use fita adesiva para evitar danificar o papel ao removê-lo. As manchas de lápis na parte de trás têm a mesma finalidade que o papel carbono. Não aplique muita pressão sobre o traçado da imagem, pois pode danificar o papel ou a madeira.
Remova cuidadosamente o papel grafite. Remova cuidadosamente a fita adesiva de um lado do papel. Levante o papel com cuidado e verifique se todas as linhas na imagem foram transferidas. Depois de verificar se tudo está perfeitamente rastreado, remova a fita adesiva da outra extremidade e retire o papel da madeira com cuidado. Você notará um leve traço da imagem na madeira.
Agora que você transferiu com sucesso sua imagem para a madeira, pode começar a fazer sua obra de arte. Esta é uma maneira segura de obter imagens mais limpas e precisas. Boa sorte e divirta-se!