Como identificar garrafas de vidro marrom vintage e antigo?
Sr. Jácomo Bittencourt Neto
• 3 min de leitura
Garrafas foram coletadas aqui e ali. Garrafas que datam de décadas atrás, feitas à mão, tendem a ter designs intrincados e delicados. Em contraste, as garrafas de hoje são produzidas em massa para atender às crescentes demandas dos consumidores.
Produziu garrafas modernas
Os colecionadores de garrafas estão muito interessados em garrafas antigas por motivos como a história da garrafa, bem como a durabilidade e o valor estético da garrafa. Essas garrafas antigas são raras e definitivamente passaram por muito. Assim, em termos de valor histórico e estético, essas garrafas têm uma vantagem sobre as garrafas modernas produzidas em massa.
Existem diferentes cores de garrafas vintage ou antigas. Uma garrafa de cor comum e muito procurada é a garrafa âmbar ou marrom. Você pode identificar facilmente essa garrafa por meio de suas características distintas.
Cor. Obviamente, a cor deve ser acastanhada ou âmbar. Muitas das garrafas com esta cor são garrafas de cerveja. Tem a cor castanha porque existe a necessidade de preservar a frescura da cerveja. Além disso, a coloração escura protege a bebida dos raios solares que podem danificá-la. Outro ponto muito importante sobre a cor da garrafa é que ela determina a idade da garrafa. Quanto mais escura for a cor do frasco, mais antigo ele é.
Processo. Garrafas sopradas à mão e à boca são consideradas garrafas antigas. Essas garrafas são um tanto desiguais. Eles têm falhas, o que os torna imperfeitos. Garrafas sopradas pela boca são feitas em algum lugar durante o século XIX. O que torna essas garrafas itens de colecionador é que elas não são obviamente feitas à máquina, ao contrário das garrafas de hoje. Embora falhas, essas garrafas também mostram o trabalho árduo de quem as fez. Essas garrafas não são para produção em massa, o que as torna um tanto raras ou incomuns para os entusiastas. Os colecionadores os procuram porque quanto mais rara a antiguidade ou a garrafa, mais preciosa e valiosa ela é para os colecionadores.
Recursos. Algumas características da própria garrafa tornam-se determinantes se é ou não uma antiguidade. Se você olhar para a ponta de uma garrafa marrom antiga ou vintage, verá que a abertura da garrafa é feita à mão. Isso implica que o que você verá na ponta ou na abertura é uma ponta deformada, com defeito e imperfeita. Por exemplo, as garrafas dos anos 1800 são fabricadas à mão. A razão para isso é que durante esse tempo, uma rolha era usada para cobrir a abertura da garrafa. Assim, eles fabricam à mão cada garrafa para adequar a rolha à boca da garrafa. Durante a década de 1850, o lábio da garrafa foi projetado para uma tampa de rosca. Isso significa que o lábio é um pouco cônico ou cortado. Outra característica que ajudaria a identificar a autenticidade da garrafa é a sua base. A base deve ter uma marca. Esta marca lhe dirá o local onde a haste (que foi usada para aquecer e dar forma à garrafa) foi quebrada.
Rolhas de garrafa. As rolhas podem dizer se a garrafa em si era vintage ou antiga. Uma tampa de rosca definitivamente identificaria a garrafa como uma antiguidade. Garrafas com tampa de rosca datam de muito antes de 1920.
Um pequeno lembrete: existem pessoas que tentam enganar os colecionadores de garrafas repintando as garrafas. Algumas pessoas sem escrúpulos tentaram e tiveram sucesso em leiloar garrafas antigas falsas online. Portanto, você deve ser informado sobre como identificar correta e corretamente as garrafas de vidro marrom vintage e antigas.