Cristais lapidados, além de caros, são considerados a herança favorita para passar de geração em geração. Tem sido assim há muito, muito tempo. Muitos dos que fabricaram cristais transparentes ao longo dos anos criaram designs maravilhosos que cativaram o coração de muitos. Esses cristais de corte vintage podem ser encontrados em várias formas. Por exemplo, eles podem ter a forma de copos para vinho e água, e alguns são decantadores e tigelas. Ainda assim, outros são feitos em pratos e muitos outros itens.
Cristais de vidro lapidado
Os cristais cortados na forma de vidros atingiram o pico durante o final do século 19 até o início do século XX. Por esse motivo, essa época foi chamada de período "Brilhante". Naquela época, o vidro era bem detalhado. Possui padrões e designs geométricos intrincados. Esses eram presentes de casamento perfeitos naquela época. Além dos cristais de vidro lapidado como presentes de casamento perfeitos, eles definem o seu status - pelo menos era o que acontecia durante o período dos Brilhantes Europeus. Aqueles que estão nas classes mais altas ou mais altas da sociedade cortaram cristais com desenhos intrincados, e você provavelmente poderia dizer que seus cristais mostram a extensão da riqueza da pessoa.
Empresas de vidro conhecidas fabricam ou projetam cristais de vidro cortados. Alguns dos fabricantes famosos de vidro lapidado são Dorflinger Glass Company, Hawkes, Strauss e J. Hoare and Company. Cada um deles tem seus padrões de patentes de assinatura. Esses padrões eram feitos de motivos que faziam parte de uma série como o diamante morango. Os padrões mais raros e caros são os padrões astecas, painel e treliça.
Teste de luz negra
O cristal ou o vidro lapidado são muito frágeis, portanto, você deve sempre manusear essas coisas com cuidado. Também é sensível ao calor, por isso é melhor proteger o local também. Mas, antes de se preocupar com o manuseio adequado do vidro, você deve primeiro se certificar de que ele é autêntico. Normalmente, a melhor maneira de testar a autenticidade do vidro é através do teste de luz negra.
Aqui estão as etapas para identificar se o cristal lapidado é vintage ou não:
A primeira coisa a fazer é olhar a assinatura do fabricante, mais como uma patente que ajudará a identificar a autenticidade do cristal. Normalmente, isso é gravado com ácido. Isso geralmente pode ser encontrado na parte inferior da peça. No entanto, também existem cristais de corte vintage com marcas que não são mais reconhecíveis devido à idade. Ou seja, esses itens muito antigos têm alguns padrões que não podem ser rastreados até o fabricante.
Em segundo lugar, você deve examinar o padrão. Os cristais cortados têm padrões intrincados, mais parecidos com desenhos geométricos e prismas cortados em vidro. Esses padrões definem a época em que o cristal foi criado. Por exemplo, os padrões elegantes que são muito distintos são feitos durante o período vitoriano.
Terceiro, tente mover a ponta do dedo contra o cristal. O som que deve ser produzido deve ser algo como um tom musical ecoante que foi obtido por meio de vibração.
Se você tem um microscópio com você, tente olhar para o vidro sob o microscópio. Um vidro de cristal de corte fino tem uma superfície bastante áspera e irregular.
Cristais lapidados vintage têm sido um dos itens colecionáveis mais comuns. Estes também são muito caros. Mas, esses cristais são muito elegantes de se olhar. Além disso, a história que remonta até mesmo durante a era vitoriana o torna ainda mais cativante porque não é apenas vidro cortado comum - é vintage e testemunhou muitas coisas que moldaram o mundo hoje. Então, se história e elegância combinam com você, você pode tentar colecionar cristais vintage você mesmo.