Como tocar o contrabaixo: Dicas para tocar contrabaixo?

A compra de um baixo usado pode ter a vantagem de custar menos do que uma nova versão do mesmo modelo
A compra de um baixo usado pode ter a vantagem de custar menos do que uma nova versão do mesmo modelo.

Encontre aulas de contrabaixo e muito mais

Você foi feito para ser baixista? Você sente aquela necessidade de segurar o fundo e fazer as pessoas se moverem com a música? Você está pronto para levar as pessoas para a pista de dança? Aqui estão algumas maneiras de começar a trabalhar com baixo elétrico.

  1. Decida que tipo de baixo você vai tocar. Existem muitas variedades. Muitas pessoas começam com as quatro cordas padrão, mas você também pode escolher entre uma ampla variedade de instrumentos de alcance estendido com cinco, seis, sete ou até mais cordas.
  2. Seu baixo deve ser confortável de tocar. Deve ter um peso administrável e o pescoço deve caber bem na sua mão. Se você está apenas começando, isso pode ser difícil de determinar; basta dizer que a maioria das pessoas se sentirá confortável com a maioria das quatro cordas atualmente disponíveis no mercado. Tocar baixo é mais do que apenas ter uma guitarra que parece moderna. Você pode notar que a maioria dos baixos em uma loja de música tem formato e tamanho semelhantes. Esta forma é adequada para a mais ampla variedade de jogadores. Se você não escolher nada muito radical, provavelmente encontrará um que seja adequado. Você pode pedir a uma amiga experiente que vá com você na loja de música e compartilhe sua sabedoria.
  3. A compra de um baixo usado pode ter a vantagem de custar menos do que uma nova versão do mesmo modelo. Se for jogado por vários anos, também pode significar que é confiável. Por outro lado, um usado pode não ter garantia e pode ter modificações inadequadas para iniciantes. Este é outro caso em que um amigo experiente pode ajudar. Se você não tiver certeza, compre de um revendedor confiável com uma boa política de devolução. Outra opção é alugar ou emprestar um instrumento.
  4. Você pode verificar o quadro de avisos da loja de música para encontrar um professor adequado que possa lhe oferecer dicas e técnicas de tocar. Certifique-se de ter uma conversa com qualquer professor em potencial antes de aprender com ele. Conte a ele seus objetivos e aspirações e pergunte como ele planeja ajudá-lo a alcançá-los. Pergunte sobre a experiência com o instrumento. Pode ser útil pedir informações de contato dos alunos atuais ou ex-alunos dessa pessoa. Alguns professores darão uma ou duas aulas gratuitas para permitir que você tenha uma ideia de seu estilo e métodos.

    Um professor não é totalmente necessário. Existem muitos livros e DVDs / vídeos excelentes disponíveis para iniciantes. No entanto, é extremamente valioso ter alguém que possa avaliar sua técnica e oferecer sugestões sob medida para sua situação.

  5. Não desanime se jogar parecer estranho no início. Seu corpo precisa se acostumar a ser usado para definir os graves. Se você sentir qualquer dor nas mãos e nos pulsos, pare de jogar imediatamente. Tocar baixo é uma atividade física e muitos músicos têm uma rotina básica de aquecimento que alonga os tendões e as articulações.
    Você pode notar que a maioria dos baixos em uma loja de música tem formato
    Você pode notar que a maioria dos baixos em uma loja de música tem formato e tamanho semelhantes.
  6. Encontre uma posição de jogo confortável. Idealmente, seu instrumento deve estar na mesma posição se você estiver tocando em pé (com o baixo em uma alça) ou sentado. Certifique-se de que seus pulsos estão o mais retos possível. Evite quaisquer ângulos extremos em qualquer uma das mãos, pois isso causa tensão e prejudica sua capacidade de jogar com fluidez. O relaxamento é a chave. Você sabe como é a música quando o baixo está no bolso? Parece relaxado e completamente natural. Esforce-se para fazer seu jogo da mesma maneira.
  7. Agora é a hora de fazer barulho! Certifique-se de que o seu baixo esteja conectado a um cabo e o cabo ao amplificador. Ligue o amplificador somente depois que seu instrumento estiver conectado.

    Comece tocando uma corda aberta. Existem várias maneiras de puxar a corda. Você pode usar as pontas dos dedos, o polegar ou uma palheta. Cada uma dessas técnicas produz uma tonalidade diferente. Você não precisa se decidir por apenas um caminho - reserve um tempo para se acostumar com todos eles. Começaremos com a ponta do dedo indicador.

    Você não precisará puxar a corda com muita força para fazer um som. Pense no movimento como uma pincelada com a ponta do dedo na corda. Em geral, a maior parte do movimento vem da segunda articulação. Arranque através da corda. Em vez de puxar para fora, na direção horizontal, tente fazer seu movimento para cima, em direção ao teto.

  8. Depois de pegar o jeito desse movimento básico, você pode afinar seu baixo. Você deve fazer isso antes de tocar para garantir um bom som durante as sessões. Algumas pessoas ajustam de ouvido, mas é muito mais fácil com um afinador eletrônico. Em um baixo com quatro cordas, as notas são EADG da corda mais baixa (mais grossa) para a corda mais alta (mais fina).
  9. Agora você pode começar a trabalhar em sua mão de atrito. Quando você pressiona o traste de metal, está mudando o comprimento da corda, alterando assim seu tom. O polegar de sua mão deve estar atrás do pescoço, não pendurado para cima. Seus dedos tensos ficarão ligeiramente arqueados. Pressione a corda com a ponta do dedo, em vez da parte plana. Pode ser difícil determinar a quantidade de pressão necessária. Não aperte ou pressione com muita força - use apenas o esforço necessário para fazer uma nota clara.
  10. Agora você tem uma compreensão básica das técnicas necessárias para tocar o baixo. Boas ranhuras!
Artigos relacionados
  1. Como tocar bateria Conga?
  2. Como tocar bateria?
  3. Como delirar?
  4. Como tocar trombeta: Dicas para tocar trombeta?
  5. Como posicionar a tarola em uma bateria?
  6. Como ler partituras acordeão?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail