As partituras de piano são escritas em uma linguagem que parece ser um código inquebrável para a maioria das pessoas. Na verdade, pessoas sem nenhum conhecimento prévio sobre música, especialmente instrumentos musicais, acham essa tarefa assustadora e desanimadora. Mas, na verdade, apenas um pouco de esforço e prática fará com que a música escrita ganhe vida para você. Se você quiser aprender as etapas da leitura de partituras, leia e analise as dicas abaixo. Lembre-se de que alguns princípios por trás dessas etapas também podem ser aplicados ao tocar outros instrumentos musicais, como violino e violão.
Comece com uma boa compreensão dos elementos musicais. Você precisa ter um bom conhecimento dos elementos musicais que encontrará nas partituras. Conhecer as características de uma pauta tornará a leitura da partitura do piano mais fácil. Uma pauta musical é o principal elemento que determina o tipo de música que você precisa tocar. Uma pauta é composta por quatro espaços e cinco linhas. Para cada espaço e para cada linha, há uma nota correspondente. A pauta também é composta de outros elementos musicais, incluindo as notas musicais, símbolo da clave, armadura de clave, marcações de tempo, fórmula de compasso e marcações de altura. Todos esses elementos o ajudarão a determinar como tocar a música.
Aprenda os símbolos musicais. Cada símbolo desempenha um papel vital em sua aventura musical. Loudness ou quietness, fastness ou lentidão, assim como as repetições são simbolizadas pelos elementos musicais. É por isso que você deve controlá-los. Os símbolos musicais também servirão como seu guia no vasto oceano da música.
Lembre-se de que um piano é único. Ao contrário de outros instrumentos, a partitura de piano usa clave de sol e grave simultaneamente. Lembre-se de que, ao tocar piano, sua mão esquerda será atribuída às notas da clave de sol, enquanto sua mão direita será atribuída às notas da clave de sol. Esta é a habilidade mais difícil de se fazer ao tocar piano - o uso simultâneo das mãos para tocar notas de claves diferentes.
Faça aulas de piano. Se você acha que aprender a ler partituras de piano é muito difícil e que você não pode lidar com isso sozinho, você pode procurar a ajuda de um músico profissional. Os especialistas nesta área adquiriram vários treinamentos e passaram por workshops que os ajudarão a orientá-lo mais em seu estudo. As aulas de piano podem ser feitas na escola ou em casa. Seus pais e amigos, desde que tenham conhecimento em piano, também podem ser bons instrutores para ler partituras de piano e tocar música clássica e gospel.
Estude e pratique. Contratar um músico profissional não fará de você um grande pianista ou o melhor leitor de partituras para piano. Você ainda precisa monitorar e avaliar seu progresso estudando por conta própria. Durante as sessões de prática, você pode relacionar perguntas que gostaria de levantar com o seu instrutor durante as aulas de piano. Você pode praticar as técnicas que seu instrutor lhe ensinou. Você também pode criar suas próprias técnicas e perguntar ao seu instrutor se elas podem ser aplicadas. Você também pode verificar os sites para obter materiais de instrução para impressão e baixar software gratuito para ler partituras de piano e tocar piano.
No início, ler partituras de piano pode ser confuso e pode até deixar sua mente em branco, mas com o passar do tempo você certamente se divertirá. Lembre-se de que aprender a ler partituras de piano é uma vantagem porque você não se destacará apenas na música. Sua disciplina e perseverança também serão desenvolvidas.