Como selecionar uma rotina para uma competição musical?
Gabriela Daniela Anjos de Gome
• 4 min de leitura
Programas de talento são grandes sucessos hoje. Do European Idol ao Britain's Got Talent e outras competições musicais televisionadas em quase todos os outros países do mundo, uma personalidade até então desconhecida pode de repente se ver brilhando no centro das atenções, uma vez que ela é declarada como a vencedora da música. Se você sonha em ser a próxima Kelly Clarkson ou Susan Boyle e leva a sério uma carreira de cantor, participar de um concurso de música é uma ótima maneira de tentar a sorte. Depois de entrar na competição, a próxima coisa em que você deve se concentrar é a rotina que vai executar. A rotina é muito importante em todas as competições, pois compreende uma grande parte da pontuação do competidor. Portanto, a seleção da rotina também é importante para determinar suas chances ao ingressar em um concurso.
Aqui estão algumas dicas para escolher essa rotina que pode, eventualmente, levá-lo ao super estrelato.
Conheça suas habilidades. Muito provavelmente, você executará uma rotina melhor se for hábil nisso. Ao jogar basquete, se você sabe que pode atirar melhor do perímetro do que além do arco, deve atirar com mais frequência a partir daí. Se você fizer isso, terá mais chances de marcar mais gols para o seu time. Da mesma forma, uma rotina para uma competição lhe dará mais confiança para realizá-la. Depois de conseguir isso, sua rotina será mais louvável e suas chances de ganhar aumentarão.
Saiba o que você quer fazer. Entre as atividades nas quais você é qualificado, haverá menos habilidades escolhidas que você gosta de fazer melhor do que as outras. Estas são as atividades que você deve selecionar. Depois de executar a rotina que você gosta de executar no topo do palco, você se sentirá mais confortável e menos assustador com a apresentação real. Quando seu conforto aumenta e seu nervosismo diminui, seu desempenho será mais suave e agradável.
Consulte outras pessoas que você conhece. Esteja aberto às sugestões e opiniões de outras pessoas. Eles sabem algumas coisas sobre você das quais você pode não estar totalmente ciente e podem ser úteis. Você pode ouvir ideias que parecem absurdas, como uma dança de Michael Jackson ou uma nota alta de Celine Dion, mas uma vez que você ruminará sobre elas, você poderá eventualmente reconhecer seus méritos. E quem sabe, esse tipo de ideia bizarra pode dar a você o fator X que os juízes geralmente procuram nos competidores.
Conheça a natureza do concurso. Se você estiver participando de uma competição de música, pode haver uma ênfase maior na maneira de executar a rotina do que na própria rotina. Se for uma competição vocal, você pode dar mais atenção à qualidade de sua voz. Estes são alguns dos detalhes que você deve considerar meticulosamente ao selecionar uma rotina para executar em uma competição jovem. Se você conhece a natureza da competição em que se apresentará, também terá uma ideia das expectativas dos jurados. Depois de ter essa ideia, você pode ajustar sua rotina às expectativas dos jurados.
Entrando em competições de música
Participar de competições de música pode ser devastador e gratificante. Depende de você determinar qual será seu destino. Uma coisa é certa, a rotina que você vai realizar terá um grande impacto nesse destino. Portanto, seguindo as dicas fornecidas acima, sua seleção de rotina será mais fácil. Por fim, o que falta fazer é executá-lo com louvor e aguardar que seu nome seja chamado no grand finale.