A dança de salão costumava ser vista simplesmente como uma atividade social. Durante os tempos clássicos, festas significavam dançar no salão de baile. Hoje, porém, a dança de salão evoluiu como um esporte competitivo. Inclusive está incluído nos eventos das Olimpíadas como esporte de dança. Aqui, diferentes estilos de dança de salão como Cha-cha, Tango, Salsa e Rumba são o evento principal.
Então você já tem seus melhores sapatos de dança e uma fantasia combinando, e você escolheu música para cha-cha, tango e swing. Você acha que é para uma dança de salão competitiva? Antes de entrar na pista de dança, você pode considerar o seguinte.
Dança de salão competitiva significa aprender
Aprenda o básico. Entrar em uma dança de salão competitiva significa aprender o básico de todos os estilos: Cha-cha, Tango, Swing, Rumba e muito mais. Aprenda um estilo de cada vez, pois você não pode aprender todos de uma vez. Tenha muita paciência e prática todos os dias para cobrir os movimentos básicos.
Escolha um instrutor de dança com o qual você se sinta confortável. A dança de salão também envolve confiança. Confiar um no outro trará os melhores movimentos para vocês dois. Existem rotinas que envolvem levantamento de peso, então é melhor você estar preparado para um contato próximo. É também a base de uma boa química. Os instrutores são profissionais, então você não precisa se preocupar com qualquer inadequação. Apenas gostem de dançar um com o outro.
Dança de salão
A dança de salão é um esforço de equipe. A dança de salão é feita com parceiros. Portanto, embora você precise dominar os movimentos, você e seu parceiro também devem trabalhar. Mesmo que você seja ótimo individualmente, uma dança sem química também não é boa.
Existem noções de que os homens devem liderar as mulheres quando se trata de movimentos na pista de dança. Embora isso seja parcialmente verdade, não é necessariamente o caso da dança de salão competitiva. Os juízes irão notar rapidamente se a garota está apenas esperando por pistas de seu parceiro, e irão merecer pontos negativos. Este é um esforço de equipe, então o resultado da dança não deve depender apenas dos rapazes.
Pratique e pratique mais um pouco. Este esporte, como qualquer outro esporte, requer prática frequente para dominar os movimentos e as rotinas. Ao praticar, você já pode imaginar todo o conjunto de rotinas, mesmo sem começar. Isso eliminará a espera por leads de seu parceiro. Também é bom praticar frequentemente para desenvolver a química entre você e seu instrutor de dança e, eventualmente, seu parceiro.
A apresentação é a chave. A dança de salão não envolve apenas os movimentos. Você também deve impressionar os juízes e o público. O impacto na audiência é importante, então você precisa estar vestido para impressionar. E você tem que ser expressivo enquanto faz seu número de dança. Sinta a música enquanto você dança. E mostre a todos que você está sentindo isso. Dê aquele sorriso vencedor ou fique zangado quando a música atinge suas melodias mais apaixonadas. Comunique-se com o público tanto com seus movimentos quanto com sua linguagem corporal.
Se você acha que você e seu parceiro estão prontos, é hora de entrar nas competições de salão de baile locais. Em seguida, você pode trabalhar seu caminho através dos torneios de qualificação, para que você possa chegar ao topo.