A mente criativa de uma criança sempre se inspira quando há fantoches à mão. Os fantoches de todas as formas e tamanhos são parte integrante de qualquer infância, não apenas para brincadeiras saudáveis, mas também para aumentar o pensamento criativo e desenvolver habilidades sociais entre as crianças. Eles são divertidos e incrivelmente fáceis de fazer. Siga as instruções abaixo para fazer seu próprio fantoche.
Encontre um corpo para o seu fantoche. Talvez a parte mais importante do processo de criação seja encontrar um corpo que funcione para o seu fantoche. Alguns preferem corpos que escondam a mão do titereiro, como uma meia ou um saco de papel pardo. Outros ficam felizes com uma colher de pau ou um palito de picolé, mas as possibilidades são infinitas. Encontre algo em que possa segurar ou colocar a mão e certifique-se de que não há problema em transformá-lo em uma marionete (usar as melhores meias de trabalho do papai provavelmente não é a melhor ideia).
Crie um rosto para o seu fantoche. É aqui que cada fantoche se torna verdadeiramente único. Reúna materiais que funcionem para as características do rosto - olhos artesanais, botões, estrelas e até fios de costura. Anexe os recursos de forma criativa.
Adicione cabelo. Por mais fofo que seja um boneco careca, aqueles com cabelo sempre parecem ser mais completos. Encontre um material que possa ser cortado no tamanho, como fios, limpadores de cachimbo ou laços de torção. Usando uma pistola de cola ou alguma outra forma de adesivo, prenda o cabelo ao fantoche. Em seguida, certifique-se de personalizar o 'fazer para o seu fantoche - se for uma menina, considere adicionar uma fita ou elástico. Para bonecos de menino, talvez um boné de beisebol ou uma bandana. Você decide.
Adicione braços e pernas. Alguns fantoches não têm membros, mas parece que seria uma parte importante para dar vida ao fantoche. Encontre itens rígidos para os braços que manterão sua forma e posição mesmo enquanto dançam em um palco de fantoches. Picar palitos, palitos de picolé ou até palitos de verdade se encaixam perfeitamente. As pernas não precisam necessariamente ser rígidas, mas é legal se forem flexíveis. Os limpadores de cachimbo se encaixam facilmente e podem ser dobrados para mostrar diferentes posturas (em pé, sentado, etc.) Ou talvez você tenha decidido que seu boneco não precisa de pernas porque você está escondendo essa parte do boneco sob o palco. Novamente, considere como você apresentará seu fantoche e o que você deseja que ele seja capaz de fazer ao adicionar membros.
Accessorize. Essa é a melhor parte! Adicione detalhes ao boneco que lhe darão mais personalidade e talento. Use pedaços de pano velho para fazer roupas, um pouco de papel de construção para sapatos ou um cordão ou miçangas para um colar. É aqui que seu fantoche realmente assumirá uma personalidade própria.
E aí está. Você criou seu próprio fantoche em apenas alguns passos curtos. Continue o processo indefinidamente para criar uma comunidade de fantoches que você pode trocar em todos os seus shows de fantoches. Com muitos fantoches caseiros para criar e usar, você sempre terá algo para manter sua imaginação repleta de ideias.