Como configurar um passeio de motocicleta em grupo?
Andres Luis Fonseca Jr.
• 7 min de leitura
Fatores a serem considerados ao configurar uma viagem para um grupo de motociclistas
Sou motociclista há muitos anos, pertencendo a vários clubes de bicicletas (Vulcan Riders and Owners Association / Bikers for Christ). Durante esse tempo, apreciei a camaradagem e a empolgação do passeio em grupo, sejam seis bicicletas ou 160. Também estive envolvido no planejamento de vários passeios em grupo, incluindo vários passeios de caridade que atraem motociclistas de comunidades distantes. A principal consideração é sempre a segurança dos pilotos, e há muito que você pode fazer para diminuir as chances de um acidente. Existem também muitas questões logísticas que devem ser resolvidas para garantir que a viagem ocorra sem problemas e proporcione o máximo de diversão para cada motociclista e piloto. Aqui estão algumas dicas para planejar seu próximo evento de motociclismo em grupo.
A rota. A primeira consideração deve ser a rota que você planeja fazer. As rotas mais agradáveis incluem estradas vicinais sinuosas (não de terra), mas uma mistura de estradas secundárias e rodovias de faixa única é suficiente. Auto-estradas com várias faixas e pedestais devem ser evitadas, se possível. Lembre-se de que muitas bicicletas terão tanto motoristas quanto passageiros, portanto, mantenha o cenário em mente para dar aos passageiros algo para olhar. Depois de mapear uma rota longa o suficiente (geralmente leva cerca de uma hora para um grupo grande completar 40-30 milhas de estradas secundárias) e dentro de suas limitações de tempo, pegue alguns amigos motociclistas e faça a rota. Isso descobrirá quaisquer estradas ou construções em más condições e as alterações podem ser feitas em tempo real. Além disso, lembre-se de percorrer o trajeto lentamente para permitir o tempo extra vai demorar para um grande grupo de motocicletas. Procure lugares a cada hora ao longo do percurso para apreciar a vista, comer algo e esvaziar os rins.
O local de encontro. O ponto de encontro deve primeiro ter espaço suficiente para acomodar o número de motocicletas que você espera para o passeio. Às vezes nos encontramos para o café da manhã, mas isso requer uma grande área de estacionamento. Igrejas e lojas de departamentos com grandes estacionamentos são bons lugares. Lembre-se de que você pode precisar da permissão dos proprietários.
Divulgando a palavra. Depois de ter uma rota e um ponto de encontro, a próxima coisa que você precisa para um passeio de motocicleta em grupo é o grupo. Você pode anunciar seu passeio de várias maneiras. A mídia tradicional, como rádio e jornais, funciona para eventos maiores, mas também pode ser cara, a menos que você esteja viajando para uma instituição de caridade e possa fazer com que ela anuncie gratuitamente. Colocar pôsteres pela área em restaurantes, postos de gasolina, concessionárias de motocicletas e outros locais onde os motociclistas podem ser encontrados renderá alguns participantes. Além disso, existe o e-mail. A maioria dos motociclistas locais tem seus próprios sites, portanto, você pode facilmente informar a grandes grupos de motociclistas sobre o seu evento, enviando as informações para esses sites.
A reunião. Quando os motociclistas se reunirem, peça a alguém para encaminhá-los ao estacionamento. Cerca de 15 minutos antes do horário de início, reúna todos os motociclistas para um briefing de passeio. Aqui, você deve discutir a segurança, como a formação de condução (veja abaixo), procedimentos de emergência, áreas de preocupação esperadas ao longo da rota e sinais manuais. Incorporamos vários sinais manuais em nossos passeios. Por exemplo, se você precisa de gasolina, você dá um tapinha na cabeça e aponta para o tanque de gasolina. Dar tapinhas na cabeça significa que você só quer parar nas próximas instalações disponíveis. Também é uma boa ideia perguntar se esta é a primeira vez de alguém pedalando em um grupo. Se você tem pilotos pela primeira vez, pode querer colocá-los perto da parte de trás da mochila até que se acostumem com a equitação em grupo.
As paradas. Parar a cada hora faz sentido. Parar em postos de gasolina com banheiros e lojas de conveniência faz ainda mais sentido. Essas paradas permitem que todos fiquem com gás, tomem uma bebida ou um lanche, visitem os banheiros e passem algum tempo conversando e se conhecendo melhor. Planeje cerca de 30 minutos por parada, a menos que seja apenas uma parada rápida para apreciar algum cenário ou uma oportunidade para tirar uma foto.
A formação. A formação primária para passeios de motocicleta em grupo deve ser escalonada. Basicamente, a pista é dividida ao meio com todos os outros motociclistas à esquerda e depois à direita. Isso deve ser explicado detalhadamente durante as instruções antes da viagem. Se a próxima bicicleta à sua frente estiver bem na sua frente, você está andando do lado errado. A formação escalonada permite mais tempo de reação no caso de um motociclista perder o controle. Você é sempre responsável por evitar a bicicleta à sua frente e deve sempre ter espaço suficiente entre você e essa bicicleta para evitar facilmente um problema. Além disso, sua roda dianteira nunca deve ir além da roda traseira do motociclista andando do lado oposto à sua frente. Manter uma distância segura é fundamental para a segurança.
A corrida deve ser formada com o líder andando na frente na parte interna da raia. Cambaleando atrás do líder, deve haver vários "bloqueadores" que são pilotos de grupo experientes e sabem como bloquear nos cruzamentos (veja mais abaixo). Seguindo os bloqueadores estão o restante dos pilotos com os pilotos mais inexperientes em direção ao final do pelotão. Trazendo a retaguarda, você deve ter um ou mais varredores. O trabalho do varredor é garantir que todos acompanhem o corpo principal. Se uma bicicleta cair, o varredor sai com eles para ajudar e um novo varredor assume. O varredor deve ter um rádio ou telefone celular para entrar em contato com o líder para repassar informações. Além disso, o varredor deve saber a rota para que ele possa se juntar à matilha em algum ponto da viagem.
Os cruzamentos. A consideração final importante é fazer com que grandes grupos de motocicletas passem por cruzamentos e semáforos para manter o grupo unido. Com passeios grandes de mais de 60 bicicletas, pode ser uma boa ideiaentrar em contato com as agências de cumprimento da lei nas cidades para pedir ajuda para passar pelos principais cruzamentos. Caso contrário, os bloqueadores são normalmente usados para conter o tráfego enquanto o grupo prossegue através de um cruzamento. Conforme o líder se aproxima do cruzamento, ele sinaliza para seus bloqueadores para posições onde eles possam segurar os carros enquanto o grupo se move. Lembre-se sempre de que, apesar dos bloqueadores estarem no lugar, nem todos os motoristas de carro serão acomodados. Se os carros se recusarem a ceder, pare o grupo e deixe os carros passarem. O grupo pode se recompor em algum ponto da estrada. Além disso, a aplicação da lei não pode ficar do lado de um motociclista que tenta deter carros com luz verde.
Estas são algumas considerações para a condução em grupo de motocicletas. Tenho certeza de que apenas toquei no básico. O segredo é tornar a viagem o mais segura possível para todos os pilotos. Se isso for levado em consideração durante o planejamento, a viagem pode ser um sucesso e um grande momento para todos os participantes.