Remover o cubo da roda dianteira, ou "rotor" em muitos casos, é basicamente o mesmo na maioria dos veículos.
Os 4x4 normalmente requerem a remoção de um eixo, mas isso é para outro artigo.
Primeiro você precisa remover a tampa da roda, existem ferramentas especiais para isso, e a maioria das pessoas ainda usa apenas uma velha "chave de fenda". Remova as " porcas de roda" a seguir e remova cuidadosamente o pneu do veículo.
Rotor
Agora você deve estar olhando para o cubo ou rotor.
Agora você deve remover os freios, geralmente os freios a disco na frente. A maioria dos conjuntos de freio a disco tem dois parafusos na parte traseira do cilindro do disco. A "parte traseira" significa o lado oposto do pneu.
Após remover os parafusos, simplesmente coloque ou pendure o cilindro do freio a disco para o lado, monitorando cuidadosamente as "pastilhas" do freio a disco.
Cobertura de tampa pequena
Agora olhe para o centro do hub. Muitas vezes haverá uma pequena tampa cobrindo os "rolamentos". Também existe uma ferramenta especial para remover isso, mas uma chave de fenda funciona bem o suficiente.
Em seguida, você verá uma porca de "bom tamanho" com "ranhuras" cortadas e, geralmente, um pino no eixo. Alguns chamam isso de "contrapino", mas existem outros nomes para ele.
Remova o "pino" e a "porca". Não deve ser muito apertado.
Puxe devagar
Agora é hora de colocar um pouco de graxa em suas mãos. Segure uma mão sobre o "orifício" frontal do cubo e use a outra mão para puxar lentamente o cubo em sua direção.
Ai está! Você deve ter o cubo ou rotor completamente removido do veículo.
Antes de substituí-lo, você provavelmente desejará colocar uma nova vedação na parte traseira e certifique-se de limpá-la bem e colocar bastante graxa nova nesses rolamentos.
Sentir resistência
Ao apertar a porca na substituição, simplesmente aperte até sentir resistência ao girar o cubo e, em seguida, recue cerca de 0,25 volta. Substitua o pino e a tampa, e você está pronto para pisar no freio.
Se o cilindro do freio não encaixar de volta, provavelmente é porque ele se moveu durante o tempo em que estava fora do cubo. Basta pegar uma "braçadeira C" e soltá-la um pouco. Não use martelo, esses cilindros são geralmente feitos de alumínio ou um composto de "náilon" e podem ser quebradiços.
Agora você pode colocar o pneu e a tampa da roda de volta e passar para outra roda.