Erosão do solo e deslizamento de terra são os problemas comuns com encostas. Mas você pode reverter esse problema e transformar essa inclinação em algo de que possa se orgulhar - um jardim. O melhor disso é que você não apenas cultivará belas plantas nas encostas, como também ajudará o solo a evitar futuras erosões ou deslizamentos de terra. Quanto mais raízes o solo tiver, mais compacto ele pode se tornar. Isso resolve um problema com uma ideia literalmente linda.
Testando o solo. O solo é classificado em vários graus. Três por cento ou menos é o melhor, pois não precisa de nenhum plantio especial. Por outro lado, três a 10% já precisam de um controle especial de erosão, enquanto 10% e mais precisarão de muros de contenção. Se você sabe como determinar o grau do solo, faça-o. Mas se não, um paisagista pode fazer esse trabalho por você. Ele também pode ajudá-lo a planejar como você deseja que o jardim seja organizado naquela encosta.
Escolhendo plantas. As melhores plantas para um declive são aquelas que têm um sistema radicular extenso e podem espalhar as raízes tão rapidamente. Dessa forma, você pode evitar a erosão do solo. Um arbusto lenhoso está entre suas melhores escolhas porque não precisará de manutenção tediosa após o crescimento das raízes. Outras plantas que você deve considerar em seu jardim em declive são Azalea, Clematis ou Lincoln Star, Siberian Iris, Geranium ou Johnson's Blue, Sisyrinchium Striatum, Wallflower, Bergenia, Catmint, Lady's Mantle, Achillea, Wild Cherry e Lamb's Ears. Com tantas opções, é possível criar um jardim muito colorido em sua encosta. Ao escolher as plantas, certifique-se de considerar as encostas com acesso ao sol. Coloque apenas plantas que possam suportar a exposição solar da área. Considere a acessibilidade da planta para poda também.
Prepare o solo. O solo precisa de paredes? Se sim, é melhor preparar isso primeiro. Coloque pedras decorativas, cimento ou tijolos ao redor da encosta para evitar a erosão do solo. Isso também evitará qualquer erosão acidental do solo durante o plantio. Se a inclinação for grande o suficiente para um jardim em formato de terraço, faça isso. Certifique-se de que cada passo seja largo o suficiente para as plantas. Coloque algumas paredes em cada degrau também, para evitar que o solo saia da encosta.
Irrigação. Um dos maiores problemas de um jardim em uma encosta é que as plantas não recebem muita água, pois a água corre rapidamente pelo solo. Colocar canais de irrigação ou canais ao redor resolverá esse problema. Para fazer isso, você precisa planejar como organizar as plantas na encosta. O sistema de irrigação deve ser ideal para o arranjo da planta.
Plantar. Comece a plantar as variedades escolhidas como você deseja que sejam plantadas. Não se esqueça de cuidar deles regularmente. Forneça água, luz solar e fertilizante.
Os primeiros meses de ter o seu jardim numa encosta podem ser os mais difíceis e ocupados. À medida que suas plantas ganham mais raízes, elas também se tornam mais independentes de você. E se eles já forem independentes, precisarão apenas de uma ajudinha sua. Finalmente, você pode relaxar sabendo que seu talude sujeito à erosão está menos sujeito à erosão, além disso, ele já se transformou em um belo e bem cultivado jardim.