Criando Jingles Comerciais de Rádio e TV Cativantes

No vernáculo publicitário
Um jingle, no vernáculo publicitário, é uma frase ou slogan cativante, com uma melodia alegre.

Aprenda as técnicas para escrever e vender jingles para empresas de publicidade

Você está se perguntando enquanto lê isto, 'o que é um jingle?' Um jingle, no vernáculo publicitário, é uma frase ou slogan cativante, com uma melodia alegre. Idealmente, ele se associa ao produto e os consumidores em todo o mundo, espera o fabricante, se lembrem dele e comprem o produto. A composição do jingle é semelhante à composição, mas o foco está obviamente no marketing. Dito isso, é definitivamente uma vantagem se você tiver algumas habilidades básicas de composição.

Há muitas evidências que mostram que nos lembramos das melodias melhor do que de meras palavras
Defina o seu slogan em uma melodia: Há muitas evidências que mostram que nos lembramos das melodias melhor do que de meras palavras.

Aqui está um esboço de como escrever um jingle eficaz:

  1. Conheça o produto: O que você está tentando vender? Um serviço? Um produto? Uma empresa? O que ele faz, fornece ou oferece? Familiarize-se com seus benefícios, capacidades e distinção. O que o torna superior aos outros de sua espécie? Você quer se concentrar em comerciais de rádio ou TV.
  2. Perfure o nome: O jingle deve mencionar e repetir o nome específico do produto ou empresa e o que ele faz. Você deseja garantir que o consumidor se lembre do nome em conjunto com o tipo de produto. Se eles repetirem, é mais provável que comprem. Com um bom jingle, o consumidor pode realmente começar a chamar todos os produtos desse tipo pelo nome comercial! Por exemplo, lenços de papel - já ouviu alguém pedir um 'lenço de papel?' Você sabe que eles significam tecido.
  3. Defina seu slogan em uma melodia: Há muitas evidências para mostrar que nos lembramos das melodias melhor do que de meras palavras. É por isso que um jingle é geralmente muito mais fácil de lembrar do que apenas um slogan. Lembro-me de alguns de quando era jovem - bem, muuuuito tempo atrás. Geralmente é a música de que me lembro. Na verdade, os professores costumam fazer músicas para ajudar os alunos a lembrar certos conceitos.

    Sua melodia deve ser leve e viva, definida em uma tonalidade maior otimista. O andamento deve ser rápido e rápido, como uma marcha ou uma torcida. Tenho tendência a me lembrar de jingles espirituosos ou engraçados.

    Se você usar uma melodia ou música conhecida, os direitos da música devem ser listados como 'domínio público'. Normalmente, após um determinado período de tempo (digamos, 100 anos), a melodia se torna 'domínio público' automaticamente. O McDonald's usou 'Fur Elise' de Beethoven em um comercial há cerca de 12 anos, sob a lei de 'domínio público'.

  4. Use assonância (repetição de sons de vogais - 'comer barato') e aliteração (repetição de sons consonantais - 'limão'): Isso torna divertido cantar!
  5. Escolha palavras fortes: selecione verbos de ação, limpe substantivos e adjetivos que se destaquem. Evite o uso excessivo de palavras maçantes. Por exemplo, um 'carro bom e rápido' torna-se um 'passeio suave e rápido'.
  6. Use trocadilhos: use um jogo de palavras para ajudar o consumidor a se lembrar do produto. O trocadilho faz uso de homônimos, homófonos e homógrafos: duas palavras pronunciadas ou escritas da mesma forma, mas com significados diferentes (como 'vermelho' e 'ler' ou 'comer' e 'oito'). Por exemplo, 'Esta máquina de costura é' costurar 'superior!' 'Catzo é a comida de gato purr fect!'
  7. Repetição de uso: Ouvir um nome em relação a um produto o armazena na memória. O velho comercial de cigarro: 'Tenha uma cotovia, tenha uma cotovia, tenha uma cotovia hoje!' usa repetição.
  8. Use rimas: esta técnica é muito útil. Rima o nome e o produto ou o nome e uma característica. Ou transforme seu jingle em uma frase rimada, como esta: 'Coma outro biscoito de sanduíche de manteiga de amendoim com manteiga de nozes!'
  9. Use onomatopeia: Esta é uma palavra grande... Significa apenas palavras que imitam sons, como buzz, ring, clang, pop, etc. Lembre-se de Alka-Seltzer: 'plop-plop, fizz-fizz oh que alívio é isso? '
  10. Use hipérboles: exagere de uma forma engraçada ou memorável. York Peppermint Patty usou isso bem nos comerciais onde as pessoas descreveram se sentir como 'um esquiador olímpico' ou outras sensações frias quando comeram um York Peppermint Patty.
  11. Use símiles e metáforas: compare o produto com algo que não tem nenhuma relação com o produto, mas dá ao consumidor uma imagem e associação positivas ('Você está em boas mãos com Allstate' ou 'April Fresh Downy').

    Você também pode usar isso para fazer uma 'comparação negativa'. Com isso, você faz uma comparação sugerindo que o produto ajuda a evitar alguma coisa (para adolescentes, usar um produto e não ser nerd). Isso pode ser poético e lírico ou bobo e engraçado.

  12. Sugira um relacionamento: Desenvolva uma imagem mental entre o produto e uma pessoa, grupo de pessoas, profissão ou ideia respeitada, como: ' Mães seletivas, escolhem Jif.'
  13. Atributos da lista: escreva-os em sua música. Lembre-se de '2 hambúrgueres de BK Whopper, molho especial, alface, queijo em um pão de gergelim?' Nyquil usou a mesma técnica.
  14. Use uma combinação: é provável que você use várias dessas técnicas de publicidade juntas.
  15. Mantenha a simplicidade: analise e revise; elimine quaisquer palavras em excesso que tornem seu jingle lento ou que não sejam realmente necessárias. Os anunciantes pagam por tudo e querem que seus slogans sejam diretos.
  16. Mantenha-o suave: ao revisar, limpe qualquer redação desleixada. Repita para ter certeza de que flui e não é estranho de forma alguma.

Os jingles são a espinha dorsal da publicidade! Embora você não possa plagiar, pode se inspirar em quem você ama. Examine o que funciona e, em seguida, deixe sua criatividade fluir e se divertir! Seu entusiasmo ficará evidente em sua escrita.

Artigos relacionados
  1. Descreva-se em sites de namoro online: dicas de namoro na Internet
  2. Desenvolvendo e melhorando as habilidades de redação: habilidades eficazes de redação
  3. Como obter resolução?
  4. Diferentes tipos de capas de livros
  5. Como fazer um exame de redação?
  6. Como se ajustar à escrita online?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail