Como catalogar seus livros como um bibliotecário?

Sua entrada de catálogo para "To Kill a Mockingbird" de Harper Lee
Por exemplo, sua entrada de catálogo para "To Kill a Mockingbird" de Harper Lee, publicada pela Warner Books em 1982, pode aparecer da seguinte maneira.

Criação de um inventário organizado de sua biblioteca doméstica

Ter uma biblioteca doméstica pode ser uma fonte de enorme orgulho e satisfação. Ele mostra seus interesses, fornece materiais de referência facilmente acessíveis e mostra o que você leu e o que espera ler no futuro. No entanto, à medida que sua coleção pessoal de livros cresce, pode ser difícil lembrar todos e cada um dos livros em suas estantes. A criação de um inventário, ou catálogo de biblioteca, permitirá que você examine sua coleção e organize intelectualmente seus materiais. As etapas a seguir irão guiá-lo nesse processo:

Passo 1

1. Esteja ciente de quais informações devem ser incluídas em uma entrada de catálogo.

  • O nome completo do autor (ou autores), conforme impresso na peça
  • Os nomes do editor ou de outros colaboradores, se aplicável
  • O título completo do livro, incluindo o subtítulo (se houver)
  • A declaração de edição (por exemplo, "3ª ed." Ou "Nova ed.")
  • A cidade onde o livro foi publicado (Observação: se houver várias cidades de publicação, você pode usar a primeira listada.)
  • O nome da editora
  • Data de publicação ou data de copyright
  • ISBN (International Standard Book Number), o número de identificação de 10 ou 13 dígitos impresso na maioria dos livros
  • Os assuntos do livro (Observação: para um catálogo de biblioteca doméstica, os "cabeçalhos de assunto" provavelmente serão as palavras-chave que você atribui para descrever os tópicos de cada livro.)

Passo 2

2. Saiba onde encontrar as informações de que precisa.

  • Em vez de se concentrar na capa de um livro, vá para a página do título, que servirá como sua principal fonte de informações. Aqui você deve encontrar o título, subtítulo, autor, declaração de edição, editora e cidade (ou cidades) de publicação.
  • No verso da página de título, que é conhecida como "página de título verso" ou "página de direitos autorais", você encontrará informações de direitos autorais, datas, o ISBN e notas especiais ou créditos relacionados à publicação. Em muitos livros, a página de título verso também contém dados CIP, ou Catalogação na Publicação. Este é o tipo de entrada de catálogo estruturado que você veria em um bom catálogo de cartões à moda antiga. Você pode querer usar isso como um modelo. (Observação: as informações de pré-publicação podem não corresponder exatamente ao produto final. Às vezes, pequenas alterações são feitas antes do lançamento de um livro. Certifique-se de verificar a página de título para obter informações precisas.)

Etapa 3

Que servirá como sua principal fonte de informações
Em vez de se concentrar na capa de um livro, vá para a página do título, que servirá como sua principal fonte de informações.

3. Aplique cabeçalhos de assuntos para descrever o conteúdo de cada livro.

  • Provavelmente, você não tem uma cópia pessoal dos cabeçalhos de assuntos da Biblioteca do Congresso, a classificação decimal de Dewey ou recursos de catalogação profissional semelhantes (nem é provável que você tenha as licenças para usar esses produtos.) No entanto, é possível você a desenvolver seus próprios cabeçalhos ou "tags". A marcação é bastante comum em blogs, sites de redes sociais e até mesmo em alguns catálogos públicos online de bibliotecas. Para sua coleção, escolha títulos que são lógicos para você. Por exemplo, se você tem um livro sobre estratégia militar na Guerra Revolucionária, pode escolher títulos como "Revolução Europeia" e "Guerra". Quaisquer marcas que você decidir, certifique-se de aplicá-las de forma consistente!

Passo 4

4. Configure um formato para seus registros e siga-o.

  • Uma entrada de catálogo típica se parece com isto:
    Sobrenome do autor, Nome do autor.
    Título do livro / Nome completo do autor. - Cidade de publicação: Editora, ano de publicação e / ou data do copyright.
    Número de páginas; Altura do livro medida em centímetros.
    ISBN
    1. Título do assunto.
  • Por exemplo, sua entrada no catálogo para "To Kill a Mockingbird" de Harper Lee, publicado pela Warner Books em 1982, pode aparecer da seguinte forma:
    Lee, Harper.
    Para matar um mockingbird / de Harper Lee. - Nova York: Warner Books, 1982, c1960.
    281 p.; 19 cm.
    ISBN 0-446-31078-6
    1. Relações raciais, Ficção.
    2. Histórias jurídicas.

Etapa 5

5. Escolha um local para armazenar seus registros de catálogo.

  • Se você preferir cópias impressas do catálogo da sua biblioteca doméstica, você pode usar a abordagem da velha escola: um catálogo de fichas. Escreva ou digite uma entrada para cada livro em um cartão de índice e organize os cartões em ordem alfabética.
  • Outra opção seria armazenar seus registros de catálogo eletronicamente usando um programa de software em seu computador doméstico. Você pode criar uma lista simples e estruturada no Microsoft Word (ou outro programa de processamento de texto) e adicioná-la à lista à medida que adquire novos livros. Se você deseja criar um banco de dados mais complexo, tente configurar seu catálogo em um programa de banco de dados, como o Microsoft Access.
  • Agora existem serviços online que permitem aos indivíduos catalogar seus livros eletronicamente, sem nenhum custo ou por uma pequena taxa. (Um desses serviços é o Librarything.com.) Você simplesmente se registra e começa a adicionar seus livros, inserindo o título, autor ou ISBN de cada livro. Um benefício dessa abordagem é que os serviços online geralmente incluem recursos de rede social, recomendações de leitura com base nas preferências do usuário e fóruns de discussão de livros. Como resultado, você pode inventariar e organizar sua biblioteca doméstica enquanto interage com outros leitores e descobre novos materiais que deseja explorar.

Depois de começar a catalogar seus livros, as informações e a formatação necessárias se tornarão uma segunda natureza. Resumindo, você descobrirá que o processo se torna cada vez mais fácil com a prática. Se você catalogar regularmente seus novos materiais, sempre terá uma boa ideia dos livros que possui atualmente e, talvez, que outros livros deseja adquirir no futuro. Sua biblioteca doméstica será intelectualmente organizada, o que pode ajudá-lo a projetar um esquema de organização física no futuro.

Artigos relacionados
  1. Como escolher um editor de livro de receitas?
  2. Como citar fontes em um artigo de pesquisa?
  3. Como redigir um título?
  4. Como limpar carimbos de tinta?
  5. Como chegar a escrever ideias?
  6. Como redigir um ensaio narrativo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail