Escrever um título é uma das tarefas mais importantes ao escrever para um jornal. Por quê? Porque muitas pessoas simplesmente não lêem além do título. Muitas pessoas folheiam as manchetes para obter suas notícias e não vão mais longe. Outros folheiam manchete após manchete em busca de uma história que queiram ler. Por este motivo, o título tem várias tarefas a cumprir para despertar o interesse do leitor.
Preencha o espaço. Um título deve ser exatamente longo o suficiente para preencher o espaço disponível acima da história. Não deve ser perceptivelmente mais curto e não pode ser mais longo, portanto, todas as letras serão contadas. Você pode brincar com o tamanho da fonte se o título que você escreveu for perfeito, mas um pouco longo ou curto demais. A maioria dos jornais tem uma política sobre o tamanho e o tamanho das fontes dos títulos, e você terá que permanecer dentro (ou perto) dessa faixa.
Jogue fora a vara de pau. Se você foi para a escola de jornalismo e aprendeu tudo sobre o pica pole para medir o tamanho das letras e foi informado de que era a única maneira de criar um título - esqueça. Ninguém mais usa o pica pole e, na verdade, isso o atrasaria consideravelmente com a tecnologia disponível nas redações de hoje. Era importante saber as medidas de pica antes do advento dos processadores de texto e computadores, mas agora é uma habilidade inútil. Hoje em dia, você pode dimensionar um título direto na tela. Se o título não couber, você também pode alterar a fonte lá. Qualquer coisa que não couber pode ser reformulada e redimensionada de forma rápida e fácil direto na tela.
Fique no tempo presente. Não importa quando a história aconteceu, o título só pode estar no tempo presente. Isso torna o título relevante para o leitor agora, em vez de parecer algo que já foi concluído. Mesmo que a história tenha acontecido há 100 anos, a manchete ainda estará no presente.
Obtenha alguma atenção. A função do título, depois de anunciar do que trata a história, é chamar a atenção do leitor. Use palavras ativas que não apenas descrevam a história, mas também façam com que pareça algo vital. Em vez de dizer " Conselho municipal se reúne sobre assassinatos", uma manchete mais dinâmica seria " Conselho municipal exige ação policial ". Palavras que sugerem que uma ação está sendo realizada são sempre preferíveis. Escolha o ângulo mais chocante, se houver, ou use parte de uma citação contida na história. Se a manchete não agarrar o leitor, a história não será lida.
Escrever manchetes pode ser frustrante, especialmente quando há muitas dimensões em uma história e apenas alguns centímetros para uma manchete. Mas, uma história comum vestida com um bom título pode fazer com que mais leitores leiam algo que de outra forma não teriam.
Cuidado:
Se você não escreveu a história em questão, certifique-se de ler a história completamente antes de escrever o título ou arriscar cometer erros factuais.
Dicas rápidas:
Certifique-se de usar uma fonte de título aprovada.
Se você tiver dois títulos que estão batendo juntos, altere a fonte de um ou arrisque que tudo seja lido como um grande título.