Aperfeiçoe profissionalmente a redação de sua empresa
Se você estiver produzindo documentos profissionais - seja você redator, RP, proprietário de uma pequena empresa, gerente de marketing, assessor de imprensa ou outro profissional de mídia - você deve copiar, editar qualquer texto que escrever antes de enviá-lo a clientes ou clientes em potencial. A edição de texto melhora a qualidade da sua escrita, garante aos clientes que você é um especialista em negócios e dá a tudo o que escreveu mais credibilidade e impacto.
Aqui estão as nove regras de 'como copiar edição' para redatores de negócios:
Leia LENTAMENTE. Demorar é realmente a chave para a edição de cópias. Depois que o trabalho criativo é concluído, é fácil sentir que o trabalho acabou. Mas não é. Dedique tempo para editar as cópias - de preferência, pelo menos 30 minutos por mil palavras. Leia LENTAMENTE, lendo em voz alta se necessário para impedir seu progresso. Você detectará erros sendo lento e pedante, não digitalizando documentos rapidamente. Leia documentos pelo menos duas vezes e, para mais de 10.000 palavras, você deve ter como objetivo três leituras. Tente fazer uma pausa entre as leituras para evitar memorizar o texto e ler o que você espera ver, em vez de detectar erros. Examine cada palavra e sinal de pontuação e, se não tiver certeza de nada, verifique novamente.
Adicione substantivos próprios (nomes, lugares, etc.) ao seu dicionário de palavras. A tecnologia não é maravilhosa? Nem é preciso dizer que o texto profissional deve ser verificado quanto à ortografia pelo Microsoft Word antes de ser enviado aos clientes. Mas ao copiar a edição, você também deve verificar novamente todos os nomes próprios não reconhecidos pelo corretor ortográfico do Microsoft Word. Verifique a ortografia em um dicionário ou on-line e adicione a palavra digitada corretamente e em maiúsculas ao dicionário do Microsoft Word - usando o botão 'adicionar' na caixa pop-up 'Ortografia e gramática'. Isso reduzirá pela metade seu tempo de edição de cópias no futuro e ajudará a eliminar erros ortográficos de nomes próprios.
Crie um log de erros. Preste muita atenção aos tipos de erros que você comete com mais frequência e que não são detectados pelo verificador ortográfico ou gramatical. Eu tenho o hábito de perder palavras como 'para' e 'uma'. Também sou conhecido por escrever 'especialidade' em vez de 'especialidade' de vez em quando. Registre seus erros e esteja duplamente atento para eles.
Seja elegante. Um manual de estilo é o melhor amigo secreto do editor de cópia e diz a você tudo o que um dicionário não faz. Por exemplo, você deve capitalizar assuntos acadêmicos? Como você deve formatar os títulos das músicas? Quais palavras devem ser capitalizadas em um cabeçalho de parágrafo, se houver? Onde você deve colocar vírgulas? Os jornais tendem a ter seu próprio 'estilo doméstico' e um livro de referência para combinar, mas se você trabalha como freelance ou para uma agência de publicidade, sua melhor aposta é comprar o Manual de Estilo Oxford e segui-lo religiosamente. Você também pode perguntar aos seus clientes se eles têm um 'estilo caseiro' antes de começar a escrever (embora a maioria deles não tenha a menor ideia do que você está falando).
Procure. Se você não tiver certeza sobre algo, seja a grafia de um nome próprio ou se colocou o ponto-e-vírgula corretamente, pesquise. Não há vergonha nisso. A língua inglesa é uma coisa vasta e complicada e até mesmo os escritores mais experientes freqüentemente verificam se a estão usando corretamente. Use o seu manual de estilo, dicionário e o Google para verificar todas as dúvidas escritas, e é uma boa ideia verificar todos os números, datas e fatos no Google também. Não confie em si mesmo - é assustadoramente fácil esquecer uma regra que você usou um milhão de vezes, especialmente se estiver procurando várias regras por dia. Ainda ontem, tive que verificar se 'verão' precisava de uma letra maiúscula, embora eu tenha aprendido essa convenção em particular no primeiro grau!
Mantenha registros de estilo. A consistência é vital ao editar texto profissional, portanto, mantenha uma folha de estilo para se certificar de que segue as mesmas regras o tempo todo. Sim, use um manual de estilo, mas às vezes há pequenas estranhezas que surgem com um cliente específico e você precisa ter certeza de que está contabilizando isso da mesma forma em todo o documento - e talvez em documentos futuros. Por exemplo, se você ou seu cliente decidirem que há um bom motivo para todos os títulos principais estarem em minúsculas, anote isso. Se você não mantém registros, é fácil chegar na metade de um documento e pensar: 'Eu sou bobo! Eu escrevi os três primeiros cabeçalhos todos em minúsculas. É melhor eu corrigir isso... '
Imprimir texto. Seu olho interage de maneira diferente com o texto na tela. Tendemos a olhar "por trás" dele e não perceber os principais erros. Portanto, imprima o texto quando estiver editando - você será mais preciso.
O cliente tem sempre razão. Se você está escrevendo para um cliente, pode aconselhar sobre o uso correto do inglês, mas quando tudo estiver dito e feito, o que eles dizem vai. Seu trabalho é garantir que as regras sejam aplicadas de maneira consistente e, se necessário, sugerir alternativas educadamente. Mas se o seu cliente quiser que a palavra África comece com 'a' minúsculo, assuma que ele tem um bom motivo para isso e siga o que eles pedirem de você.
E finalmente...
Ninguém é perfeito. Erros acontecem e ninguém pode esperar que você seja 100% perfeito, 100% do tempo. Imprecisões ocasionais acontecem com os melhores de nós. Quanto mais experiência você tiver, menos erros cometerá, então seja leve consigo mesmo se você é novo em tudo isso. Lembre-se: a criatividade é realmente a parte mais importante da escrita. Mas uma boa edição de texto mostrará que você é um profissional de negócios inteligente com algo importante a dizer.