Esqueça o que Tina Turner diz - todos nós precisamos de outro herói. E se você está escrevendo um romance, conto ou roteiro, você pode criar o tipo de herói inesquecível que o público adora seguir. Aqui estão algumas etapas para criar heróis em seu trabalho.
Defina a missão. Se Batman não tivesse que salvar Gotham, se Luke Skywalker não tivesse que salvar a Princesa Leia, se Jack Bauer não tivesse que salvar o mundo - então por que diabos nós nos importamos com eles? A resposta é: "provavelmente não faríamos." Para criar um grande herói, encontre uma missão que se torne sua razão de ser. Seu público precisa torcer por ele enquanto ele tenta "fazer a coisa certa", mesmo quando é difícil.
Dê a ele uma história de fundo. Qualquer grande personagem, herói ou vilão, terá certas coisas em seu passado que o tornam quem ele é hoje. Essas coisas nem sempre aparecem na sua história. Ou eles podem desempenhar um papel secundário em como tudo acaba. Eles podem até ser centrais para o seu enredo. Em qualquer caso, não crie um herói que simplesmente exista no "aqui e agora". Passe algum tempo descobrindo como seu herói chega ao "aqui e agora", como ele se tornou um herói.
Dê a ele fraquezas. Sim, a vida para Superman seria doce sem criptonita. Sim, se Luke Skywalker tivesse mais paciência no primeiro filme de Star Wars, ele poderia ter derrubado Darth Vader imediatamente. E sim, o problema com as drogas de Jack Bauer algumas temporadas atrás causou alguns momentos desconfortáveis. Mas, realmente, todos nós não queremos um herói que não seja perfeito, um herói que tenha algumas fraquezas? Se o cara (ou garota) pode fazer tudo, o tempo todo, então de que adianta assistir o desenrolar da história dele? Ele pode entrar pela porta da frente, mate o vilão e salve o dia - fim da história. Isso é muito chato, não é? A vulnerabilidade adiciona conflito e, em uma história, o conflito é sempre uma coisa boa. Além disso, um personagem com suas próprias fraquezas pode ser mais identificável para o público e mais simpático também.
Dê a ele um vilão que vale a pena lutar. Além de ter que lutar contra suas próprias deficiências, um herói deve ter que lutar contra um antagonista que está à altura do desafio. Se Jack Bauer tivesse que enfrentar as escoteiras a cada temporada, mesmo que ainda encontrasse uma maneira de usar a tortura, não seria satisfatório assistir. Quanto melhor o vilão, mais o herói tem que lutar por sua vitória; e lembre-se - o conflito é bom!
Dê a ele uma vida além de 'salvar o dia'. Sim, o seu herói deve passar a maior parte da sua história totalmente concentrado em tornar o mundo seguro para a democracia / acabar com a invasão alienígena / resgatar a fazenda do proprietário ou o que quer que ele planeje fazer. Mas reserve um tempo para dar ao seu personagem outros traços que o tornarão mais completo e matizarão a maneira como ele realiza seu trabalho. Jack Bauer tem uma filha - uma filha chata, mas ainda uma filha. Isso pode afetar a maneira como ele encara a tarefa de torturar as mencionadas escoteiras. Indiana Jones adora artefatos e história e, na verdade, ensina sobre eles; seu passado afeta o zelo com que tenta resgatar peças antigas de ladrões e nazistas. Em "Na Linha de Fogo" de Clint EastwoodO agente do serviço secreto tocava um piano de jazz solitário. E quase todo herói tem um interesse amoroso que complica as coisas. Em outras palavras, seu herói não deveria viver em um "vácuo de missão". Não divague muito de sua história (a menos que você esteja escrevendo um romance; nesse caso, divague o quanto quiser...), mas lembre-se também de adicionar essas peculiaridades memoráveis, traços e circunstâncias que tornam um personagem inesquecível.
Seu herói estará no centro de sua história, levando-a adiante. Ele também será o "interesse de enraizamento" que seu leitor ou visualizador atrai e segue. Fornecer a sua história um bom herói é uma das etapas mais importantes na criação de uma história que consiga cativar seu público.
Dicas rápidas:
Torne o herói multidimensional com fraquezas, passado e peculiaridades do personagem.
A missão é fundamental: se o seu herói não estiver tentando realizar nada, não vamos nos importar com ele.