Como melhorar suas habilidades de redação científica?
Sr. Jácomo Bittencourt Neto
• 3 min de leitura
Se você pretende seguir uma carreira científica, provavelmente precisará aprender a escrever artigos científicos ou, pelo menos, um protocolo de experimento. A sobrevivência no campo da pesquisa científica depende do relato de seus resultados de maneira concisa e precisa. Aqui está um ponto de partida para melhorar as habilidades de escrita necessárias para ter sucesso em ciências.
Aprenda o estilo APA. Todos os principais periódicos científicos exigem que os envios sigam o manual de publicação no estilo APA mais recente. Conhecer os meandros desse estilo de redação ajudará a reduzir o tempo de revisão e formatação após a redação do artigo e você poderá se concentrar mais no conteúdo do que na mecânica. Adquira o manual de publicação mais recente para referência útil e siga-o exatamente.
Leia tantos artigos de periódicos científicos quanto possível. Isso lhe dará uma ideia do tom e estilo de escrita esperados. Leia artigos de pesquisa primária e revisões de literatura para observar as semelhanças e diferenças. É importante conhecer o seu público e o propósito do que você está escrevendo para selecionar o tom e o estilo corretos.
Escreva o máximo possível e depois edite. Seu primeiro rascunho deve incluir o máximo de detalhes possível. A intenção de um artigo científico é que outros cientistas possam reproduzir seus resultados e corroborar suas afirmações. Se o artigo estiver faltando em detalhes, os resultados serão diferentes e seu trabalho não poderá ser verificado. A mesma regra se aplica a protocolos. Se você não for específico quanto às quantidades usadas ou tempos de incubação, as instruções são inúteis. Se for muito longo para publicação, você pode editar o que for desnecessário da revisão da literatura ou discussão. Os métodos também podem ser encurtados fazendo referência a um artigo publicado anteriormente para um procedimento idêntico.
Recapitule as regras gramaticais e ortográficas. Nunca é demais ler um manual de redação para ter certeza de que está usando as regras gramaticais e ortográficas corretas que são aceitas atualmente. Esta é uma regra geral para todos os tipos de escrita, não apenas para a escrita científica. A gramática e a ortografia corretas podem ajudar seu artigo a se destacar em relação a outros artigos mal escritos.
Participe de workshops de redação. Muitas universidades e grandes empresas oferecem workshops de redação para que o pessoal científico dê dicas e ferramentas úteis. Isso pode custar dinheiro, mas a maioria dos gerentes terá prazer em ajudá-lo a encontrar o financiamento para melhorar suas habilidades de redação.
Use colegas de trabalho para ler seu trabalho e ajudá-lo a revisá-lo. Muitas vezes você se esquece de acrescentar algo ou deixa um detalhe verdadeiramente desnecessário em sua escrita. Os colegas de trabalho que conhecem o projeto são ótimos recursos para detectar esses erros e ajudá-lo a retrabalhar seu rascunho, se necessário.
As regras de escrita científica estão em constante evolução. Acompanhar as mudanças o ajudará a ter sucesso no campo da redação científica.
Ferramentas necessárias:
Manual de Publicação APA
Dicas rápidas:
Leia o máximo que você puder. Quanto mais você ler peças bem escritas, mais fácil se tornará a escrita para você.
Escreva seu artigo e guarde-o por um ou dois dias. Volte a lê-lo com novos olhos e provavelmente irá detectar mais erros do que se o editar imediatamente.