A contratação de um revisor profissional é necessária em diversos tipos de situações, principalmente quando se deseja apresentar o seu melhor trabalho. Quando você não consegue fazer o trabalho sozinho, acabando com inúmeros erros de digitação embaraçosos e outros erros, é hora de chamar um profissional.
O primeiro passo para contratar um revisor profissional é, obviamente, encontrar um. Dependendo de onde você mora, você pode encontrar um em sua área local. Se houver uma faculdade local, essa é uma boa maneira de encontrar facilmente muitos candidatos para o emprego. Professores de comunicação e artes da linguagem são bons candidatos para revisores. Também pode haver alunos de pós-graduação nessas disciplinas que serão bons no trabalho - e cobrarão menos.
Se não houver faculdades por perto, verifique as páginas amarelas para obter um serviço de revisão. Os serviços de revisão existem em grandes áreas metropolitanas e podem ser contratados até para tarefas de revisão muito pequenas.
Craigslist também é uma boa maneira de encontrar candidatos locais. Você pode listar o trabalho, completo com as funções necessárias e a taxa de pagamento, ou pode responder ao anúncio de outra pessoa. Há uma seção de "redação / edição" na página do Craigslist de cada cidade, onde os trabalhos de redação são listados.
Se você não conseguiu encontrar um candidato local, pode sempre se tornar global. A Internet traz o mundo dos revisores ao seu alcance, e você pode escolher entre uma ampla variedade de níveis de experiência e faixas de preço. Existem vários serviços profissionais de revisão online. Geralmente, eles indicam um preço, dependendo de sua necessidade específica. Esses preços são geralmente calculados por página.
Se os serviços de revisão formal forem muito lentos ou caros, você também pode contratar um freelancer. Freelancers podem ser adquiridos em sites para escritores, onde trabalhos de edição, revisão e redação são regularmente publicados. Isso inclui qualquer tipo de site de fórum de redatores. O pagamento é geralmente calculado por trabalho e pago via PayPal.
Se pensar em um freelancer aleatório o deixa nervoso, você sempre pode contratar por meio de um serviço de licitação. Os serviços de licitação exigem que você publique o trabalho no site e aguarde os lances. Em seguida, você escolhe o revisor entre os lances recebidos. Isso pode ser baseado no preço, no tempo que o trabalho levará, na experiência ou em qualquer outro critério que você queira usar para escolher o revisor certo. Ao usar um site de licitação, lembre-se de que haverá muitos licitantes de países onde o inglês não é sua primeira língua, e a revisão por esses licitantes pode não ser tão eficaz quanto a de um falante nativo.
Decida seus termos. Se você contratou um revisor de uma faculdade local ou um freelancer online, terá que decidir os termos do trabalho e, então, estar preparado para negociar um pouco. Se o trabalho durar mais do que algumas páginas, é uma boa ideia redigir um contrato para especificar os requisitos do trabalho e a taxa de pagamento. Um profissional provavelmente não assumirá uma grande tarefa de revisão sem um contrato, portanto, esteja preparado para oferecer um. Se você estiver acessando uma agência de revisão ou um site de revisão formal, eles já terão os termos em vigor e você terá que cumpri-los. Isso geralmente requer que algum dinheiro seja colocado antes que a tarefa possa ser iniciada.
Revisar seu próprio trabalho pode ser difícil. O apego emocional que você pode ter ao trabalho torna difícil olhar para ele com severidade e procurar erros. Contratar um revisor profissional significa que um forasteiro objetivo, sem nenhum investimento emocional no trabalho, terá um olhar crítico e fará o melhor possível.
Cuidado:
Se o revisor não estiver trabalhando para uma agência formal, o valor total não deve ser pago antes da conclusão do trabalho. Deve-se evitar um freelancer que peça isso.
Dicas rápidas:
Se as informações no documento forem confidenciais, é aceitável que o revisor assine um acordo de não divulgação.