O hífen é um sinal de pontuação que tem sido debatido há décadas. Às vezes, é visto como desnecessário, mas na verdade existem muitos usos importantes para o hífen. No passado, muitas pessoas pressionaram pela remoção do hífen da linguagem, mas o fato é que ele continua amplamente usado até hoje. O problema, entretanto, é que muitas pessoas não sabem, ou são incapazes de reconhecer, as situações adequadas em que um hífen deve ser usado, bem como a forma de usá-lo. E então, vou listar algumas regras simples sobre quando e como um hífen deve ser usado.
- Em primeiro lugar, existem muitas palavras que precisam de hífens para evitar serem ambíguas. Por exemplo, há uma grande diferença entre as palavras "reformado" e "reformado". No entanto, isso não significa que um hífen deva ser usado em todas as situações possíveis. Por exemplo, a palavra "não oficial" não deve ser hifenizada, porque transmite exatamente o mesmo significado que "não oficial".
- Também é necessário sempre usar hífens ao escrever números. Por exemplo, "vinte e dois", "trinta e nove" e assim por diante. "Vinte e dois", obviamente, simplesmente não é aceitável.
- Hífens também devem ser usados ao ligar palavras, sejam substantivos com substantivos ou adjetivos com adjetivos. Por exemplo, "Japonês-Europeu".
- Os hifens também são usados quando duas palavras modificam uma terceira. Isso pode parecer confuso, mas na verdade é muito simples. Tomemos, por exemplo, "prédio de cinco andares" ou "meias de dentro para fora". Nem sempre é necessário hifenizar as palavras "cinco histórias" ou "de dentro para fora", mas o fato de elas modificarem outra palavra significa que devem ser hifenizadas. Isso é feito para evitar confusão, que pode ser causada por não se saber quais palavras estão modificando quais. No entanto, quando os dois primeiros são hifenizados, é claro que juntos modificam o terceiro.
- Existem também alguns prefixos que podem ser hifenizados. Isso inclui prefixos como "anti-" e "pró". Também é necessário hifenizar ao soletrar palavras. Por exemplo, "HÍFEN".
- Um hífen também deve ser usado quando uma palavra é dividida e continua de uma linha para a outra, para indicar que é uma palavra completa e não dividida em duas.
Em muitos casos, existem alternativas ao uso de hifens que podem ser mais agradáveis esteticamente do que as opções hifenizadas. No entanto, se você seguir essas diretrizes, o uso de hífen deve ser uma experiência simples.