Uma frase complexa contém uma oração independente e outra dependente (ou subordinada). Uma cláusula substantiva é um tipo de cláusula dependente, junto com cláusulas adjetivas e cláusulas advérbio. Uma oração substantiva funciona como um substantivo real em uma oração principal. Pode ser o sujeito, o objeto, o complemento de sujeito, o objeto da proposição e o complemento de adjetivo. Para um aprendiz de gramática inglesa, pode ser uma tarefa complicada identificar uma cláusula substantiva. Nada supera a prática para estar realmente familiarizado com ele. Enquanto isso, aqui estão algumas dicas úteis para identificar um em uma frase:
Uma cláusula substantiva pode ser a seguinte:
Assunto do verbo. Veja este exemplo: O que Grace fez chocou sua irmã. O sujeito ou a razão do verbo "chocado" nesta frase pertence a "o que Grace fez". Identificando o verbo primeiro, pode facilmente levar você à cláusula substantiva, que é o sujeito do verbo aqui.
Óobjeto de um verbo. Veja este exemplo: Ele disse que estava com raiva. O objeto do verbo "disse" nesta frase pertence ao conteúdo do verbo, que é "que ele estava com raiva". Para deixar mais claro, responda a esta pergunta "o que ele disse?" você descobrirá que a resposta é a cláusula substantiva nesta frase.
Complemento do sujeito. Veja este exemplo: A coisa mais assustadora sobre mim é que fico louco com facilidade. Um complemento de assunto pode significar a mesma coisa com o assunto da frase. Se você olhar para o assunto desta frase, que é "A coisa mais assustadora", ela foi explicada posteriormente pelo complemento de assunto "que fico louco facilmente". Para deixar mais claro, responda a esta pergunta "O que é assustador?" você descobrirá que a resposta é a cláusula substantiva nesta frase.
Objeto de uma preposição. Veja este exemplo: a conversa foi sobre o que Pam fez. A preposição aqui é a palavra "sobre" e o objeto da preposição é "o que Pam fez". O objeto da preposição nesta frase também serve como substantivo. Para deixar mais claro, responda a esta pergunta "sobre o quê?" você descobrirá que a resposta é a cláusula substantiva nesta frase.
Complemento de adjetivo. Veja este exemplo: todos estão chocados com a morte de James. O adjetivo aqui "th at James morreu" funciona como uma cláusula substantiva e um complemento para o adjetivo "chocado". Para deixar mais claro, responda a esta pergunta "Por que todos são descritos como chocados?" você descobrirá que a resposta é a cláusula substantiva nesta frase.
Seja sensível às palavras que podem servir como pistas na identificação de orações nominais na frase. Normalmente, essas palavras introduzem a cláusula que você pretende encontrar. O grupo inclui o seguinte: no entanto, como, isso, se, tudo, o quê, quando, onde, onde, se, qualquer, qual, quem, quem, quem, de quem, quem e por quê.
Por fim, tudo que você precisa é prática e mais pesquisa sobre o tópico de gramática. Existem sites úteis na Internet onde você pode encontrar mais exemplos de orações substantivas sendo usadas em frases.