"Não sei sobre o que escrever!" Nesse caso, a parte criativa de sua personalidade é infantil (no bom sentido) e está sendo reprimida por seu editor interno, que é adulto (no mau sentido). Portanto, você precisa suprimir o editor interno para liberar a criatividade.
Afaste-se do teclado e faça algo de que gostava quando criança. Macacos ou corda de pular ou paciência. (Jogue paciência com um baralho real; a paciência em seu computador só agrava o editor interno, que imediatamente começa a xingá- lo.) Se você decidir fazer algo físico que não faz há quinze ou vinte anos, como andar de skate, hum - tenha cuidado.
Então, quando você voltar a escrever, escreva da maneira que você escreveu quando criança. Você escreveu histórias quando criança, lembra? Como você fez isso? Em um caderno espiral sentado sob uma árvore? Faça isso. Num livro de redação sob as cobertas com o auxílio de uma lanterna? Faça isso.
Sente-se bobo? Ei, você é um escritor! Você tem permissão para ser bobo! Uma vez que você se aproprie e "possua" o conceito de que pode ser bobo, as ideias para escrever devem começar a fluir novamente.
"Isso é lixo! Por que eu pensei que poderia escrever?!" O segundo tipo de bloqueio do escritor exige uma abordagem diferente. (Claro, você pode pular corda e sentar debaixo de uma árvore se quiser.) Nesse tipo de bloco, você sabe o que quer dizer, mas quando você escreve, é horrível. É plano, é estranho, é simplesmente impossível.
O truque aqui é escrever assim mesmo.
E não o apague!
É aqui que os avanços tecnológicos se revelaram contraproducentes. Todos nós vimos cenas em filmes do escritor bloqueado. Ele está sentado em frente à máquina de escrever em um estado avançado de frustração, um testemunho de lixeira transbordando das falsas partidas que ele arrancou da máquina de escrever e jogou fora com nojo.
Mas lembre-se de como essa cena geralmente é resolvida; o escritor ou sua esposa sofredora vasculham aqueles pedaços de papel amassado e alisam um que não parece tão ruim. E voila, bloco superado, e ele segue daí.
Infelizmente, o advento dos computadores e a tecla delete acabaram com a lixeira que transbordava, e hoje as tentativas de escrever que são descartadas com repulsa não foram mais recuperadas.
E aqui está algo importante que você precisa saber. Quando sua escrita está indo muito bem e as palavras perfeitas estão fluindo como água, e também quando a escrita está indo horrivelmente e palavras ruins estão rastejando - ambos os estados mentais são baseados muito mais no seu humor do que na qualidade das palavras em si!
Então vá em frente e escreva o próximo trecho e continue escrevendo as palavras nojentas, horríveis e terríveis do começo ao fim. Em seguida, salve e imprima. Então vá fazer outra coisa por um tempo. Quando você voltar e reler o que escreveu, provavelmente descobrirá que não foi tão terrível, ou verá como pode ser consertado e as palavras certas virão para você para substituir as que estão erradas.