Era uma vez, muitos escritores criavam um rascunho do manuscrito e o submetiam, com defeitos e tudo, a uma editora muito indulgente. O editor prontamente entregaria aquele rascunho a um revisor profissional, que o marcaria com todos os tipos de notações e símbolos estranhos. Toda essa revisão eventualmente levaria a um manuscrito acabado, livre de todos os erros gramaticais, estilísticos e ortográficos.
Com o advento da verificação ortográfica automatizada e um acúmulo de manuscritos, no entanto, muitos editores agora esperam que os escritores enviem trabalhos sem erros desde o início. Um escritor pode contratar um serviço editorial profissional para revisar seu manuscrito, mas isso pode ter um custo proibitivo. Muitas vezes é mais fácil para um escritor revisar seus próprios rascunhos antes de enviá-los aos editores. Aqui estão algumas dicas sobre como revisar sua própria escrita.
Aproveite todos os programas de revisão eletrônica. As opções de verificação ortográfica e gramatical em um sistema operacional padrão nem sempre são infalíveis ou precisas, mas detectam a maioria dos erros comuns encontrados em manuscritos. Se você não gostar dos resultados de uma verificação ortográfica ou gramatical superficial, poderá encontrar programas de processamento de texto mais avançados com ainda mais recursos de revisão. Experimente vários métodos diferentes de revisão eletrônica para ter certeza de que nada passou despercebido.
Afaste-se de escrever por alguns dias. É muito mais difícil revisar um trabalho que você acabou de terminar. Você pode estar especialmente cansado ou muito perto do trabalho para ser completamente objetivo. Considere revisar uma tarefa totalmente diferente de escrever. Guarde o manuscrito por pelo menos alguns dias para obter uma nova perspectiva sobre ele. Alguns escritores são conhecidos por revisar seus manuscritos enquanto seguram as páginas de cabeça para baixo e ao contrário. Isso força o revisor a considerar cada palavra separadamente, não como uma frase completa.
Suponha que você cometeu alguns erros. Um número surpreendente de escritores raramente revisam seu próprio trabalho, porque são excessivamente confiantes em suas habilidades ortográficas ou gramaticais. A revisão é mais do que folhear um documento perfeitamente redigido. Um escritor deve presumir que o manuscrito terá pelo menos alguns pequenos erros, como letras transpostas ou a falta de um sinal de pontuação. A escrita que pode estar livre de erros ortográficos ainda pode ficar parada na página. Procure erros gramaticais e de estilo, como voz passiva ou transições repetitivas.
Certifique-se de salvar todas as suas correções em um novo arquivo. Muitas vezes, um redator fará várias alterações em um arquivo de computador durante a revisão, mas não salvará corretamente essas alterações. É possível imprimir um arquivo não corrigido por engano se o escritor não conseguir substituir o arquivo original por uma versão editada. Ao revisar em um computador, certifique-se de puxar o arquivo e verificar se há erros antes de imprimi-lo para envio.
Dicas rápidas:
Muitos erros tipográficos são difíceis de detectar, portanto, leia as passagens em um ritmo muito mais lento durante a revisão.
Muitos programas de verificação ortográfica e gramatical podem ser mantidos em uma configuração 'ativa' durante a digitação, o que deve reduzir o número de pequenos erros tipográficos.