Para qualquer autor, é uma boa notícia ser publicado. A popularidade de publicar material online não diminuiu a honra de ter um livro publicado em papel e com uma distribuição ampla e convencional. Hoje em dia, o método tradicional de publicação tem visto a concorrência de vários outros meios, como a autopublicação e a publicação sob demanda.
A autopublicação significa basicamente que você, como autor, contrata uma gráfica e pode publicar seu livro sozinho. Isso lhe dá toda a liberdade editorial e você pode fazer o que quiser com seu livro - desde a ilustração da capa até os créditos e tudo mais. Mas você também tem que arcar com os custos de impressão, marketing e assim por diante. Para um escritor, isso pode se tornar uma grande dor de cabeça.
Publicar sob demanda, ou POD, também é uma escolha popular entre os autores, e empresas como Lulu.com e Mobipocket.com permitem que você envie por e-mail arquivos PDF prontos para impressão, e você pode vendê-los online. Os livros são impressos apenas quando alguém faz um pedido. O problema com o POD, porém, é que você geralmente não tem a decisão sobre o preço, a arte da capa, quem vai editar o livro e coisas do gênero. E você ainda tem a dor de cabeça de vender seu livro por conta própria.
Para publicar um livro que você espera obter distribuição em massa - até mesmo bom o suficiente para ser um best-seller, você precisa seguir o caminho tradicional.
Arranja um agente literário. Primeiro, arranje um agente literário, visto que são pessoas com ligações com editoras, empresas de marketing, livrarias e assim por diante. Um agente será essencialmente o seu gerente de negócios e fará todo o trabalho não relacionado à escrita para você, para que você possa se concentrar na escrita. Normalmente, você pode se apresentar a um agente literário enviando um resumo de sua história ou livro e dos primeiros capítulos. Se você ainda não tem um manuscrito, pode enviar o resumo e como pretende escrever o livro.
Assim que você tiver um manuscrito, e se o agente literário achar que tem potencial, ele o lançará para as editoras, e se elas concordarem em publicar seu livro, é tudo trabalho fácil a partir daí, pois serão elas que imprimirão, comercializar e distribuir e, claro, enviar a você pagamentos de royalties (geralmente um adiantamento).
O que escrever? Agora, a grande questão é sobre o que escrever? Quando você pensa em livros mais vendidos, o que vem à mente são romances de grande apelo, como romances de fantasia ou livros de negócios / finanças, livros de autoajuda e similares. Você não precisa necessariamente seguir as tendências, mas elas podem ajudá-lo a determinar em que tipo de nicho você pode entrar. Por exemplo, a popularidade dos livros de Harry Potter talvez tenha tornado o nicho de fantasia e aventura popular novamente, trazendo de volta O Senhor dos Anéis de Tolkien e Crônicas de Nárnia de Lewis de volta ao centro das atenções. Portanto, esteja ciente das tendências. Embora você não precise necessariamente entrar no movimento, pelo menos você tem uma ideia do que o público deseja.
Divulgue bem sua escrita. Ao publicar em uma editora tradicional, não significa necessariamente que você tenha que deixar todo o marketing com eles. Nos dias de hoje, o marketing viral pode ser um meio eficaz de divulgar o seu livro. Se você já é uma autoridade estabelecida em algo, isso pode ajudar a espalhar a palavra sobre seu livro. Talvez você seja uma celebridade em seu próprio direito, em seus próprios círculos. Você pode aproveitar o potencial de marketing de blogs, redes sociais e serviços de microblog para contar às pessoas sobre seu livro. Você pode enviar amostras para revisão, para que as pessoas possam escrever sobre isso.
Publicar um livro é um grande trabalho - mais do que apenas escrevê-lo e imprimi-lo. Conseguir um best-seller envolve muitas pessoas, de você, o escritor, ao seu agente, ao editor, aos profissionais de marketing e outros.