Como escrever um livro?

A ficção costuma ser a forma mais criativa de escrita
A ficção costuma ser a forma mais criativa de escrita, já que é amplamente produzida pelo escritor.

Existem tantos tipos de livros no mercado hoje que pode ser difícil começar do zero sem nenhuma ideia sobre o que escrever e progredir para um livro em tamanho real. Mas, seguindo algumas etapas, você pode ter mais facilidade em colocar esse livro em andamento.

  1. Decida sobre o que escrever. O velho ditado sobre escrever o que você sabe ainda é verdade hoje. Sua redação será muito mais eficaz se se referir a algo sobre o qual você tenha conhecimento ou em que esteja interessado e possa pesquisar. Ter interesse no assunto significa que você não se cansará de escrever sobre ele após os primeiros capítulos. Escolha um assunto que o encha de paixão; você trará uma profundidade à escrita que não existiria se o assunto não tivesse interesse para você. Pode ser útil fazer uma lista de todos os seus interesses e hobbies e fazer um brainstorm de possíveis ideias para livros a partir dessa lista.
  2. Escolha um formato de ficção ou não ficção. Se você quiser escrever um romance, estará escrevendo ficção.
    • A ficção costuma ser a forma mais criativa de escrita, já que é amplamente produzida pelo escritor. Um escritor de ficção, em um grau variável, usa sua imaginação para criar o cenário (que não precisa ser um lugar real), personagens (que podem ser tão normais ou tão estranhos quanto o escritor escolher) e enredo (realista ou algo estranho - é tudo com o escritor). Uma obra de não ficção é baseada em fatos e eventos reais. As pessoas no livro são pessoas reais e devem ser descritas com precisão.
    • A não-ficção ainda tem espaço para criatividade, entretanto; até os fatos podem ser subjetivos e os escritores podem ser criativos na maneira como apresentam os fatos. "Não ficção criativa" é um gênero muito popular no qual os fatos são usados para fazer uma história que parece uma obra de ficção. Outras formas de não ficção incluem biografias, memórias, livros de receitas, livros técnicos e livros didáticos. Cada um deles tem seu próprio padrão para a forma e os níveis de pesquisa necessários.
  3. Escolha um gênero. Mesmo depois de ter tomado a decisão entre ficção e não ficção, e saber sobre o que será sua história, você ainda deve escolher um gênero para colocá-la. Uma história de ficção sobre morcegos pode ser transformada em uma história de terror, uma história infantil história, uma história de fantasia, etc. Quando você define o gênero, o enredo geral pode se tornar mais claro para você.
    Será muito mais fácil começar a escrever o livro propriamente dito
    Se você tiver um esboço para guiá-lo, será muito mais fácil começar a escrever o livro propriamente dito.
  4. Faça um esboço. Depois de conhecer o gênero, você pode começar a formar um esboço. Esta será a maneira como o livro começa, os principais pontos da trama do livro, os personagens principais e o que o final reserva para o leitor. Se você tiver um esboço para guiá-lo, será muito mais fácil começar a escrever o livro propriamente dito.
  5. Faça um começo, meio, clímax e fim claros. Seu livro, mesmo que não seja de ficção, precisará de todos esses elementos até certo ponto. Haverá exceções a isso, como um livro de ciências exatas ou um livro didático. Caso contrário, deve haver um começo para apresentar ao leitor o cenário e os personagens, um lento desenvolvimento do enredo ou informações e, então, um ponto culminante próximo ao final. O final vem quando os principais pontos da trama foram resolvidos e a ação fica mais lenta.
  6. Faça um brainstorm para superar o bloqueio do escritor. O bloqueio do escritor é um problema apenas se você deixá-lo ficar entre você e a conclusão de seu livro. Em vez de permitir que isso aconteça, use-o como um momento para gerar novas ideias. Se você está preso a um ponto de virada ou outro elemento do livro, faça um brainstorm de algumas idéias no papel, deixando sua imaginação rolar livremente. Alguns escritores gostam de fazer uma pausa no livro por alguns dias e voltar a ele com uma atitude renovada. Eu descobri que o brainstorming é mais eficaz. Se você descobrir que encontrou um obstáculo no processo de escrita, use o tempo de forma produtiva, em vez de desperdiçá-lo para a frustração.
  7. Edite seu livro. Revise o livro várias vezes com atenção à continuidade, gramática e ortografia. Faça quaisquer alterações que possam melhorar o livro.

Escrever livros é uma forma antiga de expressão, mas não ficou mais fácil com o passar dos anos. Além de todas as etapas acima, escrever um livro completo exige diligência, autodisciplina e trabalho árduo. Visite nossa seção "Escrita e Poesia" para obter mais conselhos específicos sobre o gênero sobre como escrever livros.

Artigos relacionados
  1. Como escrever um endosso de livro?
  2. Como escrever um livro em 10 dias?
  3. Como escrever um capítulo por esboço de capítulo?
  4. Como escrever um relatório de livro?
  5. Como escrever um plano de negócios?
  6. Como escrever um ensaio de classificação?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail