Um ensaio de classificação é um ensaio que apresenta uma ideia ou tópico, classificando-o em categorias. Essas categorias devem ter uma conexão lógica entre si e devem apoiar totalmente a essência do tópico do ensaio. Existem coisas básicas a serem seguidas ao escrever um ensaio de classificação. As categorias organizadas devem revelar o tema do ensaio e devem apoiar o tópico principal. Cada categoria, embora separada umas das outras, deve seguir um princípio lógico e deve fornecer o exemplo.
A redação de ensaios é inevitável, especialmente para alunos, mas conhecer a habilidade é igualmente importante para profissionais que preparam relatórios ou propostas. A redação de um ensaio pode ser uma tarefa difícil, mas essas etapas o ajudarão a superá-la.
1. Prepare-se para fazer as preliminares. Se não houver um tópico atribuído para você escrever, você deve decidir qual tópico lhe interessa. Deve ser um tópico que você entenda muito bem, para que seja mais fácil discuti-lo em sua redação. Seja claro com seu propósito. Pergunte a si mesmo, por que deseja classificar ou organizar o grupo de subtópicos?
2. Objetivo A determinação do seu objetivo o ajudará a desenvolver a declaração de sua tese e transformá-la em um ensaio. Considere também o leitor para seu ensaio. Conhecendo seu público, você será capaz de determinar sua abordagem ao explicar as informações que deseja transmitir a eles.
Estrutura do ensaio de classificação
3. Comece a escrever seu ensaio seguindo a estrutura do ensaio de classificação.
Introdução. Uma parte importante da introdução é a declaração da tese. Deve ser apenas uma afirmação que deve indicar claramente o seu tópico e o propósito do ensaio. A declaração também deve justificar as categorias específicas escolhidas para a classificação. Ao escrever a introdução, certifique-se de que a tese principal, o princípio de classificação e as várias categorias devem ser incluídos.
Corpo. Esta parte do seu ensaio é a sua discussão sobre as categorias que você apresentou na sua declaração. Comece com a categoria de menor importância, para criar um efeito climático culminando na classificação mais fascinante. As discussões apresentadas em cada categoria devem apoiar o seu tópico principal. Cada categoria deve ser acompanhada de exemplos para dar força ao seu ensaio.
Conclusão. Crie um resumo das categorias analisadas. Repita também a declaração da tese e faça uma breve explicação que resumirá os pontos que você apresentou em cada uma das categorias. Certifique-se de esclarecer ao seu leitor o que você deseja que eles se lembrem sobre o seu ensaio.
4. Releia seu ensaio e faça as edições necessárias, se necessário. A edição é importante, pois é quando você relê seu trabalho que algumas ótimas ideias adicionais surgem. Por meio da edição, você também percebe e tem a chance de corrigir falhas na escolha das palavras, na estrutura das frases, bem como na lógica do ensaio em si.
Escrever mais fácil reunir informações
Para ajudá-lo a organizar seus pensamentos e tornar sua escrita mais fácil, reúna informações sobre seu assunto e organize-as de forma cronológica, lógica ou enfática. Cada parágrafo do corpo deve começar com uma frase de tópico que se relaciona diretamente com a declaração. Certifique-se de que sua discussão no corpo apóie totalmente o ensaio. Use palavras de transição no final de cada categoria para ajudar o leitor a passar para a próxima. Com eles, você pode escrever um ótimo ensaio de classificação em nenhum momento.