A história da maioridade é um gênero consagrado pelo tempo, apresentando um jovem protagonista que, no decorrer da busca por um objetivo, deixa de ser uma criança para se tornar um jovem adulto. Uma história de maioridade bem escrita pode lançar luz sobre verdades universais que acompanham a transição da infância para a idade adulta, ao mesmo tempo que conta uma história original única e atraente. É provavelmente por isso que o gênero é tão popular. Aqui estão algumas coisas que os escritores podem fazer para escrever uma boa história de amadurecimento.
Dê ao seu personagem um objetivo e obstáculos. Uma história de amadurecimento pode ficar atolada se não seguir a estrutura testada e comprovada que faz todas as histórias funcionarem - ou seja, uma história deve seguir um personagem que está superando obstáculos para atingir um determinado objetivo. Em outras palavras, não pense em sua história como "Foi quando Susan se tornou adulta". Pense nisso como "Esta é a história de Susan tentando salvar a fazenda da família quando seu pai sofre um derrame, sua mãe desmorona devido ao vício em drogas, seu professor a acusa de traição e seu cachorro morre ". A parte da "maioridade" de sua história deve vir organicamente de uma história real.
Planeje o arco do personagem. Se a principal coisa que o motiva a escrever esta história em particular é o desejo de demonstrar como um personagem muda de criança para jovem adulto, você vai querer gastar um tempo considerável mapeando essa mudança de personagem. Essa mudança será a chave para sua história. A estrada de mudança que um personagem segue durante o curso de uma história / enredo é geralmente chamada de arco de personagem. Por exemplo, Luke Skywalker começa como um covarde e acaba se tornando um Jedi graças aos diferentes eventos e pessoas que encontra durante os vários filmes de Star Wars. Quando você começar a montar sua história, pense primeiro em quem é essa personagem e no que a torna imatura: ela é egoísta ou tem medo ou não tem sorte com garotos? Pense em quem ela é no final: madura, generosa, socialmente equilibrada etc.? Depois de saber seu ponto A e ponto B, você terá que fazer o trabalho muito mais difícil de descobrir como ela chega lá. Certifique-se de que as mudanças sejam incrementais e não instantâneas - poucas histórias de amadurecimento acontecem durante a noite, mesmo se o evento incitante que empurra o personagem para a idade adulta ocorra dentro desse período.
Considere os ritos de passagem - e dê seu próprio toque a um. Se você está tentando encontrar eventos que um personagem pode vivenciar e que podem ajudá-lo a crescer, considere os ritos de passagem tradicionais. Podem ser cerimônias religiosas como bat mitzvah ou confirmação. Podem ser eventos étnicos, como uma quinceanera. Isso pode ser cultural - como a tradição europeia de se mudar da casa de seus pais para a faculdade ou um emprego. Sua história poderia girar em torno de um desses eventos? Em caso afirmativo, certifique-se de não dar ao seu leitor ou público o "mesmo velho, o mesmo velho" - dê seu próprio toque a esses eventos - torne o cenário original, específico e inesquecível.
Considere quais eventos na vida podem forçar uma pessoa a crescer. Muitas vezes, as pessoas vão de crianças a jovens porque os acontecimentos em suas vidas as forçam a isso. Digamos que um dos pais morra, a família vai à falência, alguém fica doente. Coisas que acontecem fazem um jovem assumir responsabilidades adicionais ou que fazem o jovem lidar com emoções novas e intensas podem ser coisas boas para incluir em sua história.
Considere sua própria vida. Se você for um adulto (mesmo que apenas no nome...), pode ser capaz de identificar o ano ou a época de sua vida em que sente que passou da juventude para a idade adulta. Embora sua história pessoal possa não funcionar na história que você está criando, considere como você se sentiu, o que fez, como outras pessoas reagiram às mudanças que você passou e até mesmo como esses eventos de "maioridade" ainda podem afetá-lo agora. Essas emoções reais podem potencialmente adicionar verdade e autenticidade à sua história, mesmo que venham de diferentes circunstâncias ficcionais em seu trabalho real.
A história da maioridade provavelmente existe desde que os primeiros humanos contadores de histórias tinham idade suficiente para refletir sobre sua infância. Boa sorte com a criação de outra grande história nesta categoria de escrita tão tradicional.
Dicas rápidas:
O arco do personagem é importante: quem é sua personagem no início e quem é ela no final?
Considere eventos pessoais e culturais que empurram as pessoas para a idade adulta - algum se encaixa na sua história?