Como escrever uma composição: artigos, ensaios e muito mais

Escreva em 'primeira pessoa' - 'eu' (como você está falando) para 'segunda pessoa' - 'você'
Escreva em 'primeira pessoa' - 'eu' (como você está falando) para 'segunda pessoa' - 'você' (uma pessoa com quem você está falando).

Use estas dicas para melhorar suas habilidades de escrita

A palavra 'composição' pode significar coisas diferentes em circunstâncias diferentes. Pode ser uma narrativa pessoal, uma curta obra de ficção ou prosa, um ensaio, uma obra dramática ou um poema. Cada uma dessas obras tem seu próprio conjunto de regras. Este site contém artigos que descrevem o processo de como fazer vários tipos de composição: poesia, o ensaio e outros. Veja como escrever uma composição.

  1. Conheça o seu propósito: que tipo de composição será? Certifique-se de entender as expectativas. Normalmente, seu professor fornecerá uma explicação e uma palestra sobre o que você deve escrever. Leia atentamente. Pergunte ao seu instrutor se tiver dúvidas. Você encontrará vários links úteis no final deste artigo para recursos online também.
  2. Escolha o seu tema: Decida sobre o que você vai escrever. Aqui estão sugestões baseadas em diferentes tipos de composições.
    • Ensaio: Praticamente todos os tópicos de ensaio podem ser abordados de várias perspectivas. Ao escrever ensaios, escolha um tópico e tome uma posição; seu ensaio procurará convencer os leitores da legitimidade de sua posição. Escolha algo que seja importante para você. Na redação de um ensaio, é mais fácil escrever sobre o que você acredita. Escreva em 'primeira pessoa' - 'eu' (como se estivesse falando) para a 'segunda pessoa' - 'você' (uma pessoa com quem você está falando).
    • Narrativa pessoal: a narrativa pessoal é uma história sobre você. Escolha algo que o tenha impressionado, seja ele negativo ou positivo. Pode ser umas férias, uma experiência engraçada, uma crise, uma morte, uma situação perigosa ou assustadora que você encontrou, etc. Ao escrever artigos que sejam narrativas pessoais, escreva na primeira pessoa.
    • Brincar: Escreva sobre o que você sabe. Sua peça pode se desenvolver a partir de uma narrativa pessoal. Independentemente disso, inclua coisas sobre as quais você tenha algum conhecimento que seja baseado na experiência pessoal ou na pesquisa, ou em ambas. A peça é escrita em diálogo com o orador indicado. As direções do palco - definindo os elementos do cenário e dizendo aos personagens como falar falas ou se mover no palco - são escritas em itálico e entre parênteses.
    • Conto: Esta é uma forma de ficção em prosa, um tipo de composição criativa não poética. Escreva na terceira pessoa (como se você fosse um narrador) ou na primeira pessoa se você falar como seu personagem principal. Se a voz na primeira pessoa é sua escolha, então seu conto será muito parecido com uma narrativa, mas não é necessariamente algo que aconteceu com você. Você pode basear-se em algo que experimentou, mas contá-lo como uma história geral. Suas opções são ilimitadas; você pode escrever sobre qualquer coisa que exista na realidade ou inventar seu próprio mundo para um conto.
    • Poesia: Poesia é focada em som, silabicação, padrões de ritmo e linguagem descritiva. Pode ser verso livre ou, em vez disso, escrito em uma das muitas formas poéticas rígidas, como sonetos ou Haiku (poemas japoneses muito curtos).
  3. Escreva sua introdução: para cada composição, exceto poesia, você precisará apresentar seu tópico e posição (para um ensaio) ou personagens, enredo e cenário (para narrativa, conto e peça). Consulte o artigo 'Como escrever uma introdução'.
  4. Desenvolva o 'corpo' do seu trabalho:
    • Redação
      • Para iniciar este processo de escrita, faça um brainstorming de uma lista de 10 pontos que você deseja fazer sobre o seu tópico. Anote dez detalhes ou ideias que apoiarão o seu ponto de vista. Podem ser fatos, exemplos, dados, estatísticas, citações de uma fonte ou apenas ideias de bom senso.
      • Agrupe os 10 pontos em três grupos . Organize sua lista de detalhes em três categorias com base na semelhança. Como a bicicleta, esses serão os 'raios' de apoio do seu tópico.
      • Identifique os três grupos. Os rótulos acabarão por se tornar as frases do tópico para cada parágrafo do corpo do seu ensaio. Os três ou quatro detalhes em cada grupo serão as frases de apoio. Usando este esboço, você terá a essência de seu ensaio.
      • Escreva seus três parágrafos: Escreva os principais pontos e detalhes em sentenças completas. Lembre-se de manter cada um organizado e seguir seu esboço. Isso formará o corpo do seu ensaio. Se você precisar fazer sua redação com 200 palavras, já deve ter mais do que o suficiente. Se precisar ser mais longo, transforme cada um dos três tópicos em dois parágrafos.
    • Narrativa, conto e jogo: trate esses detalhes em sua composição.
      • Personagem : Descreva como seus personagens se parecem, pensam e agem . Inclua esses detalhes na história.
      • Ambiente: descreva o período de tempo, a área e onde a história se passa (casa, hospital, etc.).
      • Enredo: O que acontece na história é basicamente o enredo. Os gráficos seguem esta sequência:
        • Situação: isso é o que está acontecendo no início da história.
        • Detalhes do problema: cada história gira em torno de um problema principal, chamado na literatura de 'conflito'. Existem 5 cenários básicos de conflito:
          • homem contra homem
          • homem contra sociedade
          • homem contra si mesmo
          • homem contra natureza
          • homem contra Deus ou o sobrenatural
        • Clímax: Todos os detalhes levam a um confronto, centro de ação ou ação final.
        • Resultado: Este é o 'resultado', o amarrar de pontas soltas, a explicação.
    • Poesia: siga a rubrica para o tipo de poesia que você precisa escrever.
    Detalhes em sentenças completas
    Escreva seus três parágrafos: Escreva os principais pontos e detalhes em sentenças completas.
  5. Escreva sua conclusão (para tudo menos para a poesia): Isso simplesmente encerra o que você disse em sua composição. Basicamente, pode reafirmar o que você disse na introdução. Se sua composição for mais longa, você pode somar seus pontos principais. Tente formulá-las de maneira um pouco diferente para que não pareçam repetitivas.
  6. Use o poder: esta é uma das melhores técnicas de escrita que existem. Você fez os componentes P-plan, O-organization e W-write; agora você terminará com E-edit e R-revise. Você fará isso para cada tipo de escrita. Releia seu trabalho. Procure problemas de ortografia, gramática e conteúdo. Use a verificação ortográfica e gramatical do computador, mas também use a sua própria sabedoria. Você também pode pedir a alguém que o leia. Uma boa escrita geralmente requer muita edição.

    Todo bom texto passa por duas ou mais revisões. Deixe seus pensamentos 'gelarem'. Volte para a composição e você verá melhorias que talvez não tivesse visto quando ainda estava 'quente'. Uma composição é como um pedaço de cerâmica: primeiro é plástico, depois é greenware, depois é bisque e, finalmente, glazeware!

  7. Reescreva sua cópia final. Se você digitar sua composição, certifique-se de salvar uma cópia para referência futura. E quem sabe você pode enviá-lo e descobrir que tem um grande potencial!

Nunca subestime suas habilidades de escrita. Escrever é 'arte em palavras'. Sempre digo aos meus alunos que todo mundo tem uma composição - ou muitas - trancada dentro dela. Todos ao seu redor têm uma história para contar. Tudo que você precisa é praticar as habilidades necessárias para escrever sua composição. Espero que essas dicas de redação tenham ajudado você a iniciar esse processo.

Artigos relacionados
  1. Como escrever um elogio?
  2. Como escrever uma carta de fã?
  3. Como escrever um jingle?
  4. Como escrever um Ghazal?
  5. Como escrever um poema haicai?
  6. Como escrever uma carta?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail