Escrever um jingle é bastante complicado. Está intimamente relacionado à composição, mas a intenção principal é promover ou comercializar um produto ou serviço de forma criativa. Por ser uma ferramenta de publicidade, deve ser formulado como um slogan. As palavras devem estar no vernáculo e na melodia, divertidas e alegres. Deve lembrar aos consumidores (ou ao mercado-alvo) do que se trata o produto ou serviço. Em outras palavras, escrever um jingle exige criatividade, engenhosidade e musicalidade. Aqui estão algumas dicas sobre como escrever um jingle cativante:
Entenda seu produto ou serviço. Tem uma ideia clara do que está tentando promover? O que você deseja que seus consumidores (ou seu mercado) façam com o produto ou serviço? Saiba mais sobre seus recursos e benefícios. Quais são suas qualidades ou capacidades únicas? O que o diferencia de seus concorrentes? Você quer divulgar o produto ou serviço no rádio ou na TV? Ao responder a essas perguntas do guia, você pode enquadrar prontamente suas idéias.
Repita o nome. Não mencione apenas o nome do produto e do serviço. Você tem que literalmente perfurá-lo. Seu objetivo é permitir que os consumidores (ou o mercado) se lembrem do nome. Você deseja colocar o produto ou serviço em primeiro lugar na mente deles. De certa forma, você os está condicionando a preferir isso. Por exemplo, por causa de um jingle bem escrito, Kleenex tornou-se sinônimo. Em vez de dizer papel de seda, os consumidores simplesmente dizem que querem comprar lenços de papel. Claro, quando eles dizem Kleenex, eles querem dizer lenço de papel. O mesmo acontece com a Colgate e a Coca (ou Pepsi).
Escreva letras maravilhosas. Comece com palavras fortes. Vá para substantivos, verbos e adjetivos. Eles devem ser claros, significativos e marcantes. Tanto quanto possível, afaste-se de palavras e frases enfadonhas e excessivamente usadas, a menos que sua intenção seja agradar seus consumidores (ou seu mercado). Você também pode contar com figuras de linguagem. Você pode usar dispositivos como assonância, aliteração, trocadilho, onomatopeia, hipérbole, símile e metáfora.
Trabalhe a melodia. Depois de escrever a letra e enfatizar o nome, a próxima etapa é ajustar tudo em um tom. Em geral, as pessoas se lembram facilmente das músicas. Por exemplo, durante sua série primária, seu professor introduziu canções. As músicas foram feitas para ajudá-lo a lembrar os conceitos básicos. Como as músicas são fáceis de memorizar, rítmicas e rápidas, você gostou delas imensamente. O mesmo princípio deve ser usado para definir uma melodia para seu jingle. Sua melodia deve ser leve, memorável e animada. Claro, a originalidade pode fazer uma grande diferença. No entanto, ficar "inspirado" em uma canção ou música popular pode dar apelo à sua composição. Basta ter cuidado com os direitos de propriedade intelectual. É sempre seguro usar qualquer um dos itens da categoria "domínio público".
É prático ouvir tantos jingles quanto possível. Aprenda com eles. Desconstrua-os e descubra o uso dos dispositivos. Pergunte a si mesmo por que eles tiveram sucesso. Eles definitivamente vão desencadear sua criatividade e, em nenhum momento, seu próprio jingle está pronto!