A maioria dos escritores fica mais feliz com as biografias que eles próprios escreveram, em vez de deixar que um editor decida o que deve ser incluído. Uma biografia típica incluirá duas coisas principais - informações pessoais que fazem você parecer mais real para o leitor e informações que permitem ao leitor saber por que você está qualificado para escrever sobre o assunto. A maioria das biografias tem, no máximo, apenas alguns parágrafos (muitas têm apenas um parágrafo), então cada frase deve transmitir algumas das informações necessárias.
Sua biografia é um lugar onde você definitivamente deseja que suas habilidades de escrita brilhem.
Veja como escrever sua biografia:
Informações pessoais: as informações pessoais que os redatores desejam incluir variam, mas a maioria inclui a área onde residem, incluindo a cidade e o estado ou a região. A maioria das biografias mencionará se a pessoa é casada, tem filhos e animais de estimação, etc. Você também pode incluir seus escritores e livros favoritos que o influenciaram. Interesses e hobbies são um belo toque pessoal que fortalecerá sua conexão com os leitores, e eles não precisam estar relacionados ao assunto da redação. Alguns escritores também gostam de ter um lema pessoal ou uma citação que os inspirou.
Qualificações: Após algumas informações pessoais, é uma boa ideia descrever o que o torna um escritor qualificado. Para confiar em um escritor, especialmente com informações de não ficção, deve haver alguma menção de educação ou experiência de trabalho na área. Mesmo que a experiência seja informal, indique suas credenciais. A maioria das pessoas mencionará seu tipo de diploma e assunto, e um ou mais empregos que ocuparam, bem como quaisquer prêmios recebidos.
Promova outros trabalhos: Se você já publicou antes, ou tem um site, este é um excelente espaço para atrair novos leitores para esses trabalhos. Muitos leitores buscarão mais do seu trabalho e gostarão de ter essas informações, portanto, não é apenas para seu benefício.
Adicione um pouco de humor: muitos leitores gostam de ler um pequeno item humorístico sobre o escritor, embora às vezes essa tática possa ser inadequada. Se você optar por incluir algumas pequenas informações sobre você (por exemplo, "Eu moro em uma fazenda de cabras de 2 acres que não tem cabras no momento" ou "Tenho dois cachorros e estou noiva de um homem maravilhoso, embora ele ainda não saiba "), considere o tom e o assunto do material. Se o seu trabalho é um livro de crime verdadeiro corajoso, um petisco humorístico provavelmente não é apropriado. Mas para muitos outros trabalhos, incluindo humor e memórias pessoais, um toque de humor pode ser uma ótima maneira de se conectar mais pessoalmente com o leitor. Alguns escritores gostam de incluir trabalhos estranhos que tiveram no passado. Outros gostam de incluir itens sem sentido, como os exemplos acima, e alguns farão uma citação humorística que certamente fará o leitor rir.
Decida o tempo verbal: as biografias são divididas entre aquelas escritas na primeira pessoa e outras escritas na terceira. Alguns escritores acham que uma biografia de primeira pessoa faz uma conexão melhor com os leitores, e alguns acham que uma biografia de terceira pessoa parece mais profissional.
As biografias também podem ser escritas com uma combinação de primeira e terceira pessoa. Se você estiver usando uma combinação, ela deve fazer sentido em termos de textura. Por exemplo, considere ter a maior parte dele na terceira pessoa e adicionar citações na primeira pessoa. Essa combinação também pode ser obtida escrevendo as informações pessoais na primeira pessoa e as qualificações na terceira.
Dicas rápidas:
Decida o que é mais importante que os leitores saibam sobre você e o que você acha que eles sabem.