Como comparar os tipos de sistemas de aquecimento?
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 4 min de leitura
Existem vários tipos de sistemas de aquecimento que podem variar desde simplesmente soprar ar quente através dos dutos de ar ou sistemas embutidos em sua casa ou edifício.
Sistema de ar forçado. Um sistema de ar forçado é o tipo mais barato e comum de sistema de aquecimento usado não apenas para aquecimento, mas para resfriamento de casas e estabelecimentos. O ar é aquecido em fornos a gás e distribuído para várias salas por meio de dutos de ar. Petróleo, eletricidade, propano ou gás natural são sua fonte de combustível para a geração de calor. Este sistema também pode ser usado para aquecimento e resfriamento.
Bomba de calor geotérmica. O sistema de aquecimento mais avançado tecnologicamente introduzido no mercado é a Bomba de Calor Geotérmica (GHP). Um sistema geotérmico de loop de terra é usado para fornecer e armazenar calor natural que é posteriormente distribuído para aquecimento ou resfriamento. Como as novas tecnologias de energia solar introduzidas, a instalação de um GHP é cara, mas, a longo prazo, você ganha enormes economias nos custos de manutenção de um sistema de aquecimento e resfriamento.
Sistema de aquecimento radiante. O tipo de sistema de aquecimento mais confortável e considerado natural é o Sistema de Aquecimento Radiante. O calor é distribuído por tubos de água quente embutidos diretamente sob a superfície do piso ou dentro da estrutura do piso. Para o teto, painéis radiantes são instalados. O calor também é distribuído por fogões ou fogões de aquecimento. Aquecedores e caldeiras que economizam energia, o uso de madeira ou carvão, podem ser usados para aquecer água. É muito caro para instalar, mas é seguro. O aquecimento pode ser lento, mas uma vez aquecido, a temperatura se torna estável. Algumas casas ecológicas integraram a tecnologia de energia solar ao sistema de aquecimento instalado.
Sistema de rodapé de água quente. O sistema de placa de base de água quente ou o sistema hidrônico usa convecção e radiação para aquecer uma sala. As caldeiras são usadas para aquecer a água quente que flui para os rodapés de "tubo fin" montados nas paredes. Este sistema é considerado o mais eficiente em termos energéticos e confortável.
Sistema de aquecimento radiante a vapor. O sistema de aquecimento mais antigo que raramente é usado hoje é o Sistema de Aquecimento por Radiante a Vapor com radiadores a vapor verticais em ferro fundido. O calor é distribuído a partir de caldeiras de vapor conectadas a unidades de radiador e tubulação de vapor.
Sistemas de aquecimento de radiador a vapor
Os sistemas de aquecimento por radiador a vapor, rodapés hidrônicos ou sistemas de aquecimento radiante usam caldeiras para produzir água quente ou vapor. Eles são eficientes em termos de energia e usam eletricidade, óleo, propano ou gás natural como fonte de combustível. Existem dois tipos de caldeiras comumente usadas: as caldeiras de água quente, que são compactas, pequenas, de baixa manutenção e eficientes em termos energéticos; e as caldeiras a vapor que possuem manômetros, um visor especial, alimentações automáticas e válvulas de sopro como parte do sistema completo.
Seja qual for o tipo de sistema de aquecimento que você escolher comprar e instalar, certifique-se de que ele atende às suas necessidades. Considere o seguinte ao fazer sua escolha:
A disponibilidade da fonte de energia ou combustível e seu custo.
Como o calor será distribuído no local e os tipos de equipamentos necessários para converter o combustível em calor.
O custo de instalação, manutenção e compra do sistema de aquecimento completo.
O nível comprovado de eficiência no fornecimento de calor.
Com a introdução das tecnologias de energia solar, em breve os sistemas de aquecimento que utilizam fornos a gás, aquecedores, fogões e caldeiras podem ser uma coisa do passado. A maioria, senão todos os sistemas de aquecimento e resfriamento, usará aparelhos e aparelhos mais sofisticados e complexos para gerar calor ou resfriar a sala de estar ou de trabalho.