Deixar sua casa aconchegante e quente, mesmo no pico do inverno, pode ser feito se você escolher os combustíveis e óleo de aquecimento certos para se proteger do frio. Existem várias opções que você pode usar, dependendo do tipo de casa em que você mora, bem como do tempo e recursos que está disposto a gastar em seu sistema de aquecimento. Veja como escolher o tipo certo para sua casa.
Tipo de casa - O tipo de casa onde você mora é crucial porque permite que você determine uma grande variedade de coisas sobre sua casa. Para casas tradicionais que são aquecidas com lenha, pode não ser necessário usar óleos de aquecimento, exceto como uma forma inicial de acender e aumentar a chama. A própria madeira atuará como combustível. Isso, no entanto, é muito difícil de manter - especialmente porque as reservas florestais são freqüentemente protegidas e a madeira no mercado é escassa e muito cara se for usada em grandes quantidades para manter uma casa aquecida.
Alternativas comuns - Entre as alternativas estão querosene, combustível para aviação e propano. Ambas as substâncias são altamente voláteis e podem pegar fogo facilmente, mas são mais fáceis de manipular, pois podem ser armazenadas em botijões de gás ou tanques que permitem modular a vazão. Eles funcionam melhor com piso aquecido por sistema de água, onde a água que corre por baixo das tábuas do piso é aquecida pelos gases. O aquecimento do piso pode ser muito caro, no entanto, especialmente porque o calor não circula diretamente na sala, mas apenas no chão. Além disso, as tábuas de chão geralmente são instaladas apenas no primeiro andar.
Etanol - Se você decidir ficar com o aquecimento de piso, no entanto, ou simplesmente como alternativa ao querosene e ao propano, pode experimentar o etanol. Este é um combustível derivado de materiais vegetais naturais e matéria-prima que foi processada para remover impurezas. Por ser feito a partir da ação da luz solar sobre as plantas, chamada fotossíntese, o etanol é considerado um recurso renovável. Isso torna o etanol uma escolha ecologicamente correta quando se trata de combustíveis para aquecimento. Normalmente, a mistura E85, ou etanol de 85 por cento, é usada para aquecimento.
Biomassa - Outras opções de energia alternativa ecologicamente corretas incluem combustíveis de biomassa. Eles são criados a partir da decomposição de substâncias orgânicas e podem realmente ser recriados em seu próprio quintal, permitindo que os materiais apodreçam em uma fossa de compostagem com uma bolsa de ar para os combustíveis gasosos se acumularem. No momento, porém, a biomassa ainda está sendo pesquisada para melhorar o processo de refino e permitir que maiores quantidades de combustível sejam extraídas de cada colheita de produtos de biomassa.
No final, o tipo de sistema de aquecimento que você tem em sua casa determinará que tipo de combustível funcionará melhor para você. O preço de cada tipo de combustível também deve ser considerado ao decidir qual escolher para o sistema de aquecimento doméstico. Experimente verificar as cotações de preços oferecidas por vários distribuidores. Com essas opções de combustível em mente, é fácil procurar os melhores combustíveis para aquecer sua casa.