Como posso impedir que as empresas vendam meu nome em uma lista de mala direta?
Lorena Patrícia de Pires
• 4 min de leitura
Os e-mails indesejados estão se tornando uma epidemia na Europa. Todos os dias, todos nós recebemos e-mails de spam que não fazem nada mais do que obstruir nossa caixa de entrada e desperdiçar nosso tempo. Da mesma forma, nossas caixas de correio físicas estão transbordando de anúncios indesejados, úteis para nada mais do que o volume em nossa caixa azul. Considere quantas árvores são desperdiçadas pelas pessoas imprudentes que operam essas listas de discussão! Tire seu nome dessas listas de mala direta pedindo às empresas que parem de vender seu nome e endereço de e-mail. Veja como:
Passo 1
Cuidado com quem você fornece seu endereço de e-mail. A melhor maneira de impedir que as empresas coloquem seu nome em uma lista de mala direta é impedi-las de fazê-lo. Isso é tão fácil quanto ler os detalhes de qualquer formulário que você preencher. Não clique em nada que afirme que você tem interesse em receber outras ofertas desta empresa e de suas afiliadas. E quando você puder, use um endereço de e-mail falso. Algumas pessoas preferem usar um endereço de e-mail separado especificamente para necessidades online, de modo que todo lixo eletrônico seja direcionado para um endereço de e-mail separado de sua conta de e-mail pessoal. É apenas outra maneira de impedir que o lixo eletrônico obstrua sua caixa de entrada.
Passo 2
Ligue para organizações governamentais às quais você é afiliado. Você pode se surpreender ao descobrir que as organizações governamentais às quais você fornece suas informações pessoais também podem ser as culpadas por seu nome entrar em listas de mala direta indesejadas. Vender seu nome para listas de mala direta é uma fonte de receita para qualquer empresa, e o governo não é exceção. Você precisará ligar especificamente para qualquer organização à qual esteja vinculado e instruí-la a não incluir seu nome em listas de mala direta ou a vender seu nome e informações de endereço a terceiros. Caso contrário, você corre o risco de se tornar outra vítima das empresas de lista de mala direta.
Etapa 3
Considere seu relatório de crédito. Empresas como Equifax e Experian podem não ter seu endereço de e-mail, mas ainda podem vender suas informações pessoais. Se você pensar bem, todo o seu negócio é vender informações pessoais para qualquer pessoa que as solicite. Embora você possa ter que passar por alguma burocracia, ligue para essas empresas de relatórios de crédito e solicite que você seja removido de todas as listas de informações que vendem.
Passo 4
Opte por 'não listado'. Ao fornecer seus dados pessoais à companhia telefônica, solicite que suas informações pessoais não sejam incluídas em listas públicas ou listas telefônicas. Será uma maneira a menos de os profissionais de marketing e empresas entrarem em contato com você. Além disso, converse com outros grupos ou organizações aos quais você pertence e certifique-se de que suas informações não serão vendidas para uma lista de mala direta. Aumente suas chances de não ter seu nome em uma lista de mala direta, informando que suas informações não serão vendidas e que você tomará medidas legais imediatas contra qualquer pessoa que infrinja este seu direito.
Etapa 5
Faça solicitações específicas. Se o seu nome ainda estiver na lista de mala direta de certas empresas, você precisará fazer solicitações específicas a cada empresa para remover seu nome e interromper qualquer venda de seu nome e informações pessoais. Você pode escrever para a empresa pessoalmente, fazer uma ligação ou cancelar a assinatura clicando no link do e-mail. (Lembre-se de que pode ser necessário fazer uma nova solicitação a cada ano, pois algumas solicitações de remoção têm uma data de validade.)
Tomar ação legal. A Suprema Corte defende nossos direitos de impedir que correspondência indesejada seja entregue em nossas casas e caixas de entrada. Você pode fazer valer seu direito sob esta lei preenchendo o formulário 1500 ou o formulário 2150, chamado de "Ordem de proibição contra remetente" Obviamente, esta é uma abordagem mais cara, mas seus resultados são quase garantidos.
Evidentemente, as empresas podem adquirir seu nome e informações pessoais de muitas fontes diferentes. Sua melhor defesa para impedir que as empresas vendam seu nome para listas de mala direta é limitar a quem você fornece suas informações, tornar conhecido que suas informações não devem ser vendidas e entrar em contato imediatamente com qualquer pessoa para fazer cumprir seu direito de não receber correspondências indesejadas. Controle as mensagens indesejadas e evitará que a quantidade de mensagens indesejadas saia do controle.