Existem muitas áreas que você deve gerenciar quando possui um negócio. Uma das áreas que você deve organizar é o seu inventário. O estoque contém todos os materiais que são usados para a produção das mercadorias que você está vendendo. Isso inclui as matérias-primas, os materiais que estão no meio da produção e, claro, os produtos acabados. É importante que você categorize seu inventário para que seja mais fácil de gerenciar.
Aqui estão algumas dicas sobre como você pode categorizar seu inventário:
- Matérias-primas. Separe as matérias-primas dos outros itens em seu estoque. As matérias-primas são os itens que você usa na criação de seu produto. Isso pode consistir em muitos itens diferentes. Certifique-se de etiquetar todas as matérias-primas e para que serão utilizadas. Também é importante que você os mantenha contados para que seja mais fácil para você controlar suas matérias-primas quando precisam ser reabastecidas.
- Produtos incompletos. É aqui que você colocará os produtos que estão em processo de conclusão. Pode haver algumas peças faltando nos itens, mas eles estão em processo de conclusão. Você pode categorizar ainda mais os itens sob este se houver diferentes estágios de desenvolvimento para os produtos que você tem em sua empresa.
- Produtos finalizados. A seção de produtos acabados de seu estoque deve conter todos os produtos que passaram pelo processo de criação. A maioria dos itens aqui já está pronta para entrar no mercado. Eles ainda devem ser separados para verificar os defeituosos para que não se misturem com os produtos que estão prontos para uso.
- Produtos defeituosos. É aqui que você colocará os produtos acabados que estão com defeito e não podem ser vendidos no mercado. Algumas das partes do produto ainda podem ser recicladas, dependendo do tipo de produto que você está tentando vender.
- Acompanhe tudo. Agora que você classificou todos os materiais que possui em seu estoque, é importante mantê-los sob controle. Se você tem uma pequena empresa, pode se contentar com um caderno onde pode guardar seus recibos e manter todos os registros de seu estoque. Se você tem um negócio maior, será útil utilizar um software de inventário para que seja mais fácil apenas inserir os dados de que precisa e controlar seu inventário.
Estas são algumas das coisas que você pode fazer para categorizar seu inventário e mantê-lo organizado. Em qualquer negócio, é importante fazer isso para que você possa ver o fluxo de caixa do seu negócio. Isso também será melhor se você tiver pessoas que cuidam do seu inventário.