Limpando o vômito do gato de carpetes: dicas para limpar carpetes

Lembre-se de que é muito raro um gato viver mais de trinta anos
Dicas rápidas: Boa sorte e lembre-se de que é muito raro um gato viver mais de trinta anos.

Limpe aquela bola de pelo de gato sem deixar manchas no carpete

Todos nós amamos e cuidamos de nossos gatos, apesar de sua tendência irritante de vomitar regularmente. Como acontece com a maioria das coisas na sociedade moderna, a remoção de vômito não é tão simples quanto se poderia suspeitar. Os resultados de minha pesquisa pessoal indicam que existem três categorias amplas de vômito e vômito de gato que você, como dono de um gato, em última análise terá de enfrentar:

  • a tradicional bola de pelo de gato
  • a comida quase instantânea de ração acabada de comer (será designada uma "bola de ração")
  • a mistura viscosa e sempre nojenta de comida parcialmente digerida e sucos digestivos que surge várias horas depois de uma refeição saudável.

Cada um desses tipos de spew representa um nível diferente de desafio na tentativa de destruir todas as evidências do incidente. Começaremos com o mais fácil, a bola de cabelo comum.

Uma bola de pelo de gato pode ser facilmente distinguida de outras formas de vômito. É um objeto compacto, úmido, mas não desleixado, em forma de torpedo, que reflete de perto a cor do pelo do seu gato. Devido à sua composição benigna, as bolas de pelo podem ser tratadas imediatamente (preferível) ou em uma data posterior (não ideal) com pouco risco de danos ao objeto contaminado (que, para este artigo, presumiremos ser o seu tapete).

As bolas de cabelo podem ser tratadas usando um processo simples de duas etapas:

  1. Remova-o com cuidado do local do acidente.
    • As bolas de pelo podem ser arrancadas, escavadas ou até mesmo roladas com eficácia do tapete usando uma variedade de técnicas e depois descartadas. Eu prefiro colheres de plástico e facas que compro em restaurantes de fast food de graça. É melhor planejar com antecedência e adquiri-los antecipando-se à necessidade. Os utensílios podem então ser descartados ou reciclados, de acordo com as crenças ambientais de cada um. Papel rígido (correspondência de alta qualidade) ou papelão (tampas de caixas de cereais) são alternativas perfeitamente boas. O objetivo principal na remoção da bola de pelo é não exercer nenhuma força para baixo na bola de pelo, levando assim qualquer conteúdo úmido ainda mais para o tapete. Nunca tente passar o aspirador em uma bola de cabelo por esse motivo
  2. Faça uma limpeza simples da área com um pano úmido limpo ou esponja. Usar apenas água é a melhor abordagem. Evite o tráfego de pedestres até secar.
    • As bolas de pelo geralmente deixam poucos vestígios no tapete depois de removidas. Uma simples limpeza com água com um pano úmido ou esponja deve ser suficiente. Sabão e água ou um limpador de tapete comercial podem ser usados se necessário, mas tendem a atrair a sujeira mais tarde. Tente escapar apenas com água, se puder. Usei Resolve e Folex com bons resultados quando um limpador mais forte foi necessário. Leia e siga as instruções nos frascos, pois podem causar manchas piores do que o vômito original do gato.

Kibbleballs são um pouco mais difíceis de lidar. O kibbleball surge quando uma refeição de gato é ingerida e, em seguida, "digerida" em uma pilha no chão. Dependendo das peculiaridades do seu gato, pode haver várias (embora raramente mais de três) pilhas para enfrentar.

A remoção de vômito não é tão simples quanto se poderia suspeitar
Como acontece com a maioria das coisas na sociedade moderna, a remoção de vômito não é tão simples quanto se poderia suspeitar.

Muitas das técnicas de remoção que funcionam em uma bola de pelo funcionam tão bem em uma bola de ração como a verdadeira bola de ração é apenas ligeiramente úmida e tem boas características de retenção de forma.

  1. A abordagem recomendada para limpá-lo é deixá-lo no local até secar. Ele pode então ser removido usando a técnica de colher já descrita para a remoção de bolas de pelo. Uma vez que a maior parte do material sólido foi removida, o ponto pode ser aspirado para remover quaisquer pequenas partículas restantes.
  2. Após a remoção da matéria seca, termine o processo de limpeza seguindo o processo de duas etapas para bolas de pelo (veja acima).

Algumas palavras de advertência: alimentos para gatos com altas concentrações de corantes alimentares podem causar manchas no carpete se a bola de ração for deixada para secar. Segundo, a menos que você more sozinho, pode haver pressão de seus coabitantes para remover a bola de ração antes que esteja completamente seca. Evite isso a todo custo, pois a remoção da bola de ração úmida provavelmente causará manchas no carpete. Em caso de manchas, siga o procedimento descrito abaixo para as manchas de vômito de gato mais difíceis.

O mais irritante para os donos de gatos é o que chamarei de "poça" de vômito. Consiste em uma combinação viscosa de duas fases (sólido / líquido) de alimentos parcialmente digeridos e sucos digestivos. Para gatos com acesso ao ar livre, isso geralmente é acompanhado por grama ou outra matéria vegetal ingerida por seu animal de estimação.

Devido à sua natureza fluida, a poça deve ser atacada assim que descoberta, pois há um aumento da probabilidade de manchas no carpete. A gravidade de qualquer mancha depende do tipo de carpete envolvido. Tapetes mais baratos e mais antigos (como o meu) podem ter sido tingidos na fábrica para atingir a cor final. Assim, o corante está na superfície das fibras do tapete e é mais provável que seja afetado por vômitos corrosivos. Os tapetes mais sofisticados e os mais novos têm a cor impregnada nas fibras do tapete, proporcionando mais resistência às manchas.

A técnica abaixo é comumente usada para limpar qualquer coisa que respingue no carpete - não apenas vômito de gato - e leva apenas alguns minutos. Elimine manchas de carpete com estas dicas de limpeza de carpete que gosto de chamar de processo de poça. O seguinte processo de poça funcionou bem por quinze anos em um tapete berbere barato e de cor clara:

  1. Raspar imediatamente ou colher o máximo possível da poça (sólida e líquida). Evite esfregar a superfície, pois isso só fará com que o vômito penetre mais fundo no carpete. Todos os sólidos devem ser removidos.
  2. Com um pano ou esponja levemente úmida, absorva o máximo possível da umidade restante com um movimento de pincel... não é permitido esfregar.
  3. Assim que a maior parte do líquido tiver sido removida, comece um processo repetitivo de enxugar água no local com uma esponja / pano úmido e, em seguida, enxugar com um pano ou esponja seco para remover a água. O pano / esponja de secagem ficará úmido, portanto, esteja preparado para torcer periodicamente. O objetivo é deixar o local bastante úmido (mas não excessivamente úmido) para lavar a área e, em seguida, enxugar a maior parte da água. Repita duas ou três vezes conforme necessário.
  4. Neste ponto, todos os vestígios do incidente podem ter desaparecido e, após uma secagem final com um pano seco, está tudo pronto. Evite andar no local até que tenha secado ao ar.
  5. Se a mancha ainda estiver visível, é hora de um limpador comercial. Existem muitas opções, portanto, basta seguir as instruções na garrafa. Tente ficar com o processo de enxágue e só recorra à esfrega quando uma lavagem vigorosa for o último recurso necessário.
  6. Uma vez feito isso, verifique seu gato para ver se há algum sinal de doença que requeira atenção ou se este era o seu vômito de gato saudável de rotina que todos nós temos medo.
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail